Segunda-feira é sempre aquele dia difícil em que custa saltar da cama e começar a semana. Não sou pessoa de adiar o despertador muitas vezes e normalmente até consigo sair da cama com facilidade, sem grande resmunguice, mas o que não abdico mesmo e não consigo passar sem, é o pequeno-almoço, até porque acordo sempre com verdadeiras fomes de leão! E eu, quando tenho fome, sou pior do que quem tem sono! Fico mal humorada, resmungona e até com quebras de tensão. É por isso que o pequeno-almoço é para mim das refeições mais importantes do dia, da qual não prescindo. Mesmo! Como me levanto muito cedo durante a semana, sou até capaz de fazer "dois" pequenos-almoços. Um ainda em casa e outro quando chego ao escritório - depois de já ter feito uma pequena 'maratona' de casa-escola-trabalho, em que normalmente já se passou cerca de duas horas e onde eu já tenho fome outra vez. (Sim, eu sei, como este mundo e o outro, não há volta a dar. Sou mulher de apetites.)
Ao fim-de-semana quase nada me dá tanto prazer como fazer pequenos-almoços dignos de hotel em casa. Gosto de fazer panquecas, colocar tudo na mesa - vários tipos de queijos, fiambre, fruta, doces - ter diferentes tipos de pão, croissants e opções e deixar que cada um vá comendo e escolhendo consoante a vontade. Depois de 3 semanas completamente alucinadas em termos de trabalho, este fim-de-semana pude finalmente voltar aos pequenos hábitos da rotina familiar e preparar um pequeno-almoço com tempo e calma, desfrutando em pleno deste momento. Mas para além disso, tive ainda uma fantástica ajuda - descobri os
Manhãzitos - uns pãezinhos super fofos, que vêm em doses individuais, deliciosos e com diferentes opções (Chocochips - com pepitas de chocolate para os mais gulosos, Yogofruits, com pepitas de morango, Manhãzitos cereais, uns pãozinhos super fofos e com cereais na sua textura...), assim como as mini panquecas Planetus, (com versão reduzida de açúcar ou de chocolate), que me permitem poupar tempo na cozinha e que os miúdos adoraram - e que podem ser conjugadas com doce, nutella ou até mel. O Afonso ficou fã dos pãozinhos de leite. Quem o quer ver é a comer, todos os dias ao pequeno-almoço, um pãozinho de leite com queijo ou fiambre. E a Madalena adorou os Manhãzitos de cereais que envio na lancheira para a escola. Já eu, gulosa como sou, adoro ter no escritório um pacote de "minis" - com pepitas de chocolate - que me vai servindo de petisco sempre que a fome aperta. Eu bem sei que o verão está à porta, mas não resisto!
Para quê complicar quando podemos fazer opções práticas que nos deixam a todos felizes, não é?