terça-feira, março 20, 2012

Glow & Ties

Hoje tive a oportunidade de descobrir dois projectos que me cativaram instantaneamente. Um português e o original, que lhe serviu de inspiração e que acabou por ser recriado.
Em ambos, há algo que, para mim, contém a fórmula mágica que leva as pessoas a gostar e a seguir: o contar histórias de pessoas, por pessoas.
O permitir abrir a janela do privado - de forma bonita e cuidada - quase pincelada a toques de magia, com luz e beleza, de todas as pequenas coisas que enchem o nosso quotidiano e fazem da nossa vida aquilo que ela é: os nossos pequenos prazeres, aquilo que nos define, o nosso espaço, as nossas pessoas.
Sempre gostei disso, porque eu própria sou assim. Gosto de pequenas coisas e aprecio o detalhe. Porque é o detalhe que nos caracteriza, mesmo quando todos gostamos de café com leite ou de gelado de morango. A forma como agarro a minha caneca de café com leite de trás para a frente, define-me, conta aquilo que sou, dá-lhe (gosto eu de imaginar) um toque quase poético. E o facto de gostar de o beber a escaldar faz de mim quem sou. E se o fotografo e conto isso mesmo, partilho partes de mim a muitos que, independentemente de gostarem de leite a escaldar, se calhar agarram na caneca da mesma forma e se identificam, criando laços.
É por isso que tenho tanto prazer em contar histórias. Elas aproximam as pessoas. Expõem-nas, é um facto, mas ligam-nas. Alimentam o lado voyeur que todos temos - e que não tem de ser mau.
Uma das coisas que mais prazer me dá é ver janelas de outras casas à noite. Ver e perceber como é que cada um de nós, na sua vida diária, submerso no seu mundo e preocupações, vive. Como organiza o seu espaço, como interage com os que o rodeiam. É como se fosse um livro, cheio de personagens prontas a contar uma história, cheias de segredos por desvendar.
Para mim, espreitar uma janela e ver o interior de uma casa não tem nada de perverso - pelo menos deste meu prisma - mas de inspirador.
É por isso que quando vejo imagens destas e projectos destes, tenho vontade de criar algo semelhante.

Sem comentários: