quinta-feira, abril 21, 2016

20 anos?! Caramba, estou velha!


Ouvi na rádio que o canal Panda faz este mês 20 anos. 20 anos?! Para mim o Panda é um daqueles canais infantis, que apareceu já eu era adulta (ou quase, vá! Tinha 17 anos), que nunca marcou a minha infância ou que tenho como referência no meu crescimento. O Panda é o canal que associo à minha filha - numa fase inicial - e agora a ele, que adora ver a Patrulha Pata ou o Panda e os Caricas - que já 'deito pelo olhos', by the way. Por isso, ouvir que o Panda já tem 20 anos é algo que me deixa a pensar no tempo e me faz sentir um pouco ‘carcaça dinossauro’. Principalmente quando temos colegas que cresceram a ver o Panda! (what?!?!) e que estão agora na casa dos vintes.
‘É fixe crescer contigo’ é o slogan da campanha dos 20 anos do Panda e eu fiquei a pensar no que fiz nestes 20 anos em que ele me foi praticamente – ou quase – indiferente. Então vejamos, vim viver para Lisboa, entrei para a faculdade, terminei o curso, vivi em Sevilha e em Madrid, tive vários desgostos de amor, comecei a trabalhar a sério, fui viver sozinha, casei-me, tive vários empregos, viajei (menos do que gostaria, é verdade), tive uma filha, divorciei-me, voltei a aprender a viver sozinha, mudei várias vezes de casa, voltei a apaixonar-me, voltei a ter outro filho, voltei a mudar de emprego, envelheci.
Muito resumidamente, é isto. 20 anos é muito tempo na vida de uma pessoa e, no meu caso, correspondeu aos anos em que passei de menina a mulher, em que descobri que o mundo era infinitamente maior do que aquele que me rodeava, em que me emancipei e passei a ser dona e senhora do meu destino, a suportar os meus vícios e fraquezas e a tomar responsabilidade pelas minhas decisões. E sim, isso chama-se ‘crescer’. E nem sempre é fácil. (Ainda hoje não é, mas acabamos por nos resignar.) 
Por isso, é verdade, nestes 20 anos de canal Panda, ele cresceu comigo. 

Sem comentários: