quarta-feira, dezembro 28, 2005

Embrulhada em mim



Já estou completamente enrolada nos fios do coração. A minha veia poética em torno do assunto continua, se bem que ter tantos fios colados ao peito é incómodo e não dá jeito nenhum. Continuo em maré de azar, se é que lhe posso chamar assim, ontem ao estacionar o carro quando cheguei a casa, fiz a maior azelhice em toda a minha vida de condutora - já lá vão 10 anos - e raspei o carro de lado contra um sinal. Hoje liguei para o seguro e disseram-me que despesas até 330 euros, saem directamente do meu bolso, mesmo tendo seguro contra todos os riscos.
Rico presente de Natal. Por este andar, lá se vai a viagem a Praga.

terça-feira, dezembro 27, 2005

Diário do meu coração


Amanhã vou fazer um electrocardiograma durante 24 horas. Em conversa com outra colega que também amanhã irá passar pelo mesmo, fiquei a saber que temos de ir tirando notas, numa espécie de diário do coração que se escreve ao ritmo que ele bate.
Gostei da ideia, acho que dáva um excelente título de um conto/livro. (Daqueles meio pirosos, ou 'light, que proliferam um pouco por todo o lado)

Orange Pride


Um colar, porque já há muito tempo que não os fazia. Este nasceu por acaso, entre uma roseta laranja e um fio de cabedal. Gostei tanto do resultado final que o levei no dia seguinte ao almoço de troca de prendas do amigo secreto aqui do trabalho e no Natal também não resisti a andar com ele ao peito. Fez um briharete.

Entretanto uma amiga minha está-me sempre a perguntar quando é que faço mais coisas, para a irmã dela vender numa loja que abriu há pouco tempo. A ideia agrada-me, a única coisa que me preocupa é não ter tempo suficiente para fazer tudo quanto gostaria e há dias em que me sinto verdadeiramente cansada e em que a última coisa que me apetece é esforçar a cabeça a coser, a pregar, a tricotar... mas quase sempre nunca resisto.

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Hohoho




Mais palavras para quê?
Um Feliz Natal para mim e para ti e para ti e para ti e para ti e para ti... *

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Williamson Design




















Vi este papel de parede na Area e fiquei apaixonadíssima. É o nosso próximo projecto de decoração cá para casa. Logo no início do ano vamos pôr mãos à obra e forrar a parede do piso de cima, ou tentar pôr algum na sala.
O único senão é estar mais que esgotado.

terça-feira, dezembro 20, 2005

# 5


E outra flor nasce entre a superfície gelada.

O embondeiro


'O Embondeiro de Mia Couto parece simbolizar a sabedoria dos ciclos da natureza que integram a vida e a morte. Parece mostrar que o domínio da actividade humana é o aqui e agora do mundo terreste e não uma eternidade etérea.'

"é verdade mãe aquela árvore é capaz de grandes tristezas. Os mais velhos dizem que o embondeiro, em desespero, se suicida por via das chamas. Sem ninguém pôr fogo."

Ando assim como os embondeiros. A terminar ciclos e a iniciar novos.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

paralelismos


Aqui há dias alguém me disse: '-És a rapariga mais colorida que já conheci ultimamente'. Eu sorri.
Gosto de pensar nos dias assim como quem pinta um arco-íris. Cheios de cor, para não me tornar tão absorta.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Estrela #3


Mais uma estrelinha que encontrou nova casa. Esta foi direitinha para a C. que me pediu uma estrela 'porta-chaves'. Ei-la.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Produção em série


Um
















Dois
















Três















Ontem foi uma noite muito produtiva. O Carlos teve um jantar de Natal e eu, pela primeira vez desde há muito tempo, fiquei sozinha em casa. Confesso que já não estava habituada a ter tanto tempo só para mim, por isso entretive-me a fazer isto que se vê. Estas três pregadeiras já têm dona(s) à partida. Destinam-se às amigas que irão estar em minha casa no Sábado à tarde para uma troca de prendas de Natal e esta será a minha oferta pessoal para cada uma delas, pensando nos seus gostos pessoais e estilo próprio. Os meninos é que já não irão ter tanta sorte.
As rosetas em crochet já começam a não ter segredos para mim e agora o meu principal dilema é querer ter novelos de lã em mais cores... e mais noites como a de ontem davam jeito!
Estas vão direitinhas para:
1-Marlene
2-Leonor
3-Liliana

Ainda faltam:
4-Rita
5-Susana
6-Margarida

segunda-feira, dezembro 12, 2005

A dar ao dedo


Pregadeira em flor.
Foi uma sexta-feira à noite bastante produtiva. É o que faz estar com uma enorme gripe há mais de uma semana.

Star #2


A pedido de várias colegas, dediquei-me às estrelas. Esta vai direitinha para uma delas, mas ainda fica a faltar outra igual que queria ver se despachava até amanhã, mas acho pouco provável pois estas coisas ainda me levam tempo. E ainda me falta comprar quase tudo o que é prendas para o Natal...

Entretanto ontem em conversa com amigos, houve quem me perguntasse se eu não gostava de vender estas minhas coisinhas em lojas. 'Então não?' era ouro sobre azul... Assim que agora, encontro-me à espera de respostas. Apenas uma coisa me preocupa seriamente, é a falta de tempo para fazer mais! É que para pôr o que quer que seja à venda é preciso haver 'stock'. Coisa que infelizmente ainda me falta, pois tudo o que tenho, dou!
O Carlos entretanto fez-me um catálogo. Uma apresentação cuidada de tudo o que já fiz e que serve quase como portfólio.
Eu ando com a ideia de dar prendas personalizadas a todas as minhas amigas, mas mais uma vez, entre o trabalho, as coisas para fazer em casa, as prendas de Natal e o pouco tempo livre, vai-se a vontade.
But i can do it!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

black star


Depois de algum tempo em que deixei a minha máquina de costura mais parada, eis que decidi voltar a pô-la no activo! E o resultado foi este, uma estrela negra com brilhantes e toques femininos. Ficou mais tosca do que as anteriores devido a uma azelhice minha, mas não consigo deixar de sentir um certo carinho por ela.
As meninas aqui do trabalho gostaram tanto que me pediram para fazer várias.
Esta foi direitinha para a C. que diz que adorou.
Faltam mais duas em tons de azul e amarelo para a B. e para a C., uma em pendente e outra em porta-chaves. É tempo de pôr mãos à obra.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

It's Christmas time


Cá em casa já há mais de uma semana que é Natal...

terça-feira, novembro 29, 2005

Cold & green flowers



Depois de vários dias a fazer rosetas em lã e a tentar aperfeiçoar a técnica, eis que a obra nasce. E eu confesso que estou assim um bocadinho para o orgulhosa. Juntei-lhe umas fitas de cetim, umas missangas e salpicos em tons de laranja e... voilá! Nasceu uma pregadeira em tons de verde, ou não fosse eu uma eterna apaixonada pelos tons conhecidos por esperança.
Agora quero fazer outra rosa, em azul, em laranja...

quinta-feira, novembro 24, 2005

Farol Design Hotel


Amo de paixão este sítio. Estar aqui é um reviver de memórias maravilhosas...

terça-feira, novembro 22, 2005

novo vício



O Domingo de chuva fez-me ficar em casa todo o dia. Não me importei nem um pouco. Aproveitei o facto de ter ido passar o fds a casa dos meus pais para ter umas lições práticas de croché dadas pela minha mãe. Levei a 'tralha' toda comigo; lãs, agulhas, tecidos e linhas. Valeu a pena. Sempre que tinha um tempinho morto, lá estava eu a 'dar ao dedo'.
Pelo meio ainda aprendi a fazer rosetas em lã e comprei umas revistas de ponto cruz com motivos engraçados, alguns dos quais já tive a oportunidade de ver ganhar forma.
O vício do croché tem sido tanto, que ando com as lãs e as agulhas sempre atrás de mim. Ontem trouxe-as para o trabalho e na hora de almoço dediquei-me à minha nova paixão. Hoje achei por bem deixá-las em casa, mas confesso que já me arrependi...

sexta-feira, novembro 18, 2005

Walking in the city

Campo de Ourique exerce em mim um fascínio quase infantil que ainda não perdi.
As lojas pequenas, as lojas antigas, o comércio tradicional, as quinquilharias em cada esquina, as retrosarias, as emblemáticas lojas de tecidos como o 'Vidal' ou o 'Santo Condestável', os cafés onde sabem o nosso nome, as ruas com árvores verdejantes e frondosas, o eléctrico antigo, as senhoras de outros tempos, as senhoras de agora...
Hoje por mero acaso acabei por passar alguma parte do meu tempo da manhã, calcorreando meia Campo de Ourique. O dia estava cinzento e sentia-se uma espécie de brisa fria que tocava no rosto e me fazia sentir viva.
Gostei da agitação da cidade. Tive saudades de passar mais tempo na rua e menos diante de um computador.

quinta-feira, novembro 17, 2005

mix


Hoje pediram-me para trazer as minhas coisas para o trabalho para serem fotografadas. (Será isto uma expansão de negócio, ou uma economia paralela?)
Adiante... Reuni tudo numa caixa e mostrei pela primeira vez às minhas colegas os meus pequenos devaneios entre linhas. A reacção foi muito positiva.
Acho que este ano as minhas prendas vão ser personalizadas.
Qual costureirinha da Sé...

quarta-feira, novembro 16, 2005

Ora dá cá um e a seguir dá outro...


Prometi e cumpri. Este novíssimo porta-chaves acabadinho de nascer, vai para ti amiga 'Cabeça'! :)
Não se trata de uma troca de galhardetes, mas sim de algo que há muito trazia na ideia. E para ti cara amiga, tinha de ser algo especial. Vai daí, depois de vários dias com o projecto em banho-maria, nasceu 'isto'; uma mistura de coração minhoto, com ponto cruz e um berloque em forma de pompom (que segundo o C. mais parece uma maçã!) com delírios de lantejoulas à mistura com padrão vichy e laços de cetim.
Uma 'salganhada' a bem dizer, assim me fluem as ideias. Nem eu estou muito convencida com o resultado final, mas tentei esmerar-me!
Para levar juntinho ao coração. Como a amizade.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Me @ home


Não tenho tido tempo para fazer praticamente nada, o que me deixa de certa forma frustrada. Tenho conseguido comprar e juntar uma série de material nos últimos tempos e não consigo retribuir da mesma forma, nem em vontade, nem em empenho.
Ontem sentei-me no sofá à noite e terminei o meu pompom que será um porta-chaves. Hoje falta concretizar a segunda parte da tarefa.
Entretanto olhei para este baú que recentemente embeleza a minha sala e pensei que a função dele deveria ser prática e não somente decorativa. Vai daí coloquei-lhe dentro as lãs e os tecidos que geralmente andam sempre espalhados um pouco por toda a casa, mas mais no escritório. Não podiam ter encontrado melhor casa.
Este fds ensinaram-me a dar os primeiros passos no crochêt. Ainda sou muito tosca e sinto os dedos embrulharem-se de cada vez que tento fazer pontos. Fico-me pelo treino intensivo do cordão base e já me dou por satisfeita, apesar de não me conformar por ser tão 'mafarrica' com a agulha.... Espera-me um loonngggooo caminho de insistência pela frente.

terça-feira, novembro 08, 2005

Magali e a descoberta do México


Diz o ditado popular que 'a curiosidade matou o gato', mas isso não impede a Magali das suas pesquisas.
Foi o que aconteceu quando viu a 'Niña' (uma boneca que trouxemos do México e que eu gosto de chamar em espanhol).
Confesso que quando vi esta boneca de trapo não consegui resistir à variedade de cores, aos laços de cetim, ao cabelo em lã negra.
É uma deliciosa fonte de inspiração. Quem me dera fazer coisas bonitas assim como esta.

quarta-feira, novembro 02, 2005

criar



Voltei a entreter-me com as agulhas. As noites de chuva pedem um serão em casa e estar assim entretida é uma excelente forma de passar o tempo. Foi com alguma pena minha que constatei que me faltam imensas cores em linhas e em feltro para poder variar a palete de tonalidades em que me centro, mas infelizmente o tempo que tenho para poder calcorrear retrosarias e lojas de tecidos é praticamente nulo, daí a minha frustração ser ainda maior.
Hoje entretive-me a fazer uma pregadeira aproveitando os restos do tule que sobrou do casamento (e se sobrou tule...!)
As missangas e contas foram uma preciosa aquisição numa loja dos chineses nas Caldas. Estiveram guardadas na caixa este tempo todo. Finalmente puderam brilhar.

segunda-feira, outubro 31, 2005

em tempo de festa


Este fds juntei mais uma vela nas 26 que já possuia. E como o tempo foi de festa, as prendas e mimos não se fizeram esperar, principalmente o meu 'querido' vulgo marido, que atento às minhas novas experiências entre cetins e missangas, me presenteou com dois fantásticos livros:' Hip Handbags' um manual que ensina a fazer malas que é simplesmente fantástico e ao mesmo tempo genial, e um 'Manual Completo de Lavores' que ensina todas as técnicas de bordados, crochés, tapeçaria e afins, onde terei muito para dar ao dedo. Agora só falta encontrar tempo para conseguir pôr tudo em prática.

segunda-feira, outubro 24, 2005

reviver momentos


Este fim-de-semana foi tempo de recordar momentos.
Momentos de felicidade que ficaram captados através do olhar atento de uma câmara.
Agora que toda esta euforia 'pós-casamento' passou, eis que tento acalmar e pôr mãos à obra para estas noites frias de Outono/inverno que se avizinham.
Da casa da minha mãe trouxe um livro fenomenal que tinha ficado esquecido nas estantes durante anos: O Fantástico Livro dos Lavores. Ensina tudo, desde tapeçaria, a patchwork, croché, aplicações ou ponto cruz. Acho que vai passar a ser a minha Bíblia from now on....
Tenho contas, missangas, lantejoulas e aplicações novinhas em folha à espera de novos ares e utilidades e dois colares para duas meninas que não me esqueci...*
E a semana começa assim, cheia de vontades.

quarta-feira, outubro 19, 2005

de novo


Voltei...
Inspirada pelas cores quentes do México e cheia de recordações...
Agora é tempo de começar de novo.*

segunda-feira, outubro 03, 2005

aproxima-se a passos largos


Aproxima-se o dia. O dia que marcou o objectivo do último ano, que moveu as nossas vidas, que fez os nossos passos. Aproxima-se o tão aguardado resultado dos nossos objectivos, empenho e dedicação.
Só espero que depois de tanto trabalho, tudo valha a pena. Não pelo sentimento em si, que esse existe e não há qualquer sombra de dúvida, mas por toda a energia gasta e esforço feito, pelas horas perdidas, pelos nervos, pela ansiedade.
Este blogue irá 'encerrar' por um breve período, porque até eu depois de tanto tempo, tenho direito a umas merecidas férias mais conhecidas por Lua-de-Mel...
Regresso dia 20 de Outubro.

quinta-feira, setembro 29, 2005

another heart has born


Ainda de volta da prenda da Su. Decidi fazer (ou pelo menos tentar) uma pregadeira. Inicialmente tinha pensado num peixe, mas as experiências com o feltro correram mal e decidi ficar-me pelas formas toscas dos meus corações.
Podia designar-me assim: 'especialista em corações'. Era bonito.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Happy Birthday Su


Depois de alguns dias de interregno, em que o tempo tem sido pouco para quase tudo, eis que fui buscar as linhas e as agulhas e entretive-me em mais um serão de volta dos trapos. O objectivo era fazer algo bonito para oferecer de prenda de aniversário à Su que fez anos a semana passada e que eu, amiga desnaturada, ainda não tive oportunidade de a presentear com nada. Pareceu-me que esta era a melhor forma de o fazer; fabricá-lo com as minhas próprias mãos. Porém não estou lá muito convencida com o resultado final. Não sei se gosto, apesar de saber que as cores vão bem e que os materiais estão em harmonia, mas faltou o aperfeiçoamento do produto.
Amanhã se tiver tempo faço outra coisa e junto ao embrulho. A caixa foi-me dada pela C. no trabalho. Foi amor à primeira vista! Acho que não podia ser mais apropriada para o efeito em questão...

quarta-feira, setembro 21, 2005

colar#2


Mais um colar feito, o segundo por sinal. Este foi um 'parto difícil', mas consegui começá-lo e terminá-lo apenas numa noite. (claro que já não são horas decentes para eu estar acordada), mas não me quis ir deitar até ter o produto acabado e ver com os meus próprios olhos o resultado final. Depois de umas quantas picadelas com a agulha e de as contas e missangas me terem dado uma verdadeira luta, eis que nasce mais um 'delírio de cetim', em tons mimosos de rosa e afirmações de verde.
Ainda me encontro indecisa se o o resultado me deixou tão entusiasmada quanto o primeiro, mas pelo sim pelo não, amanhã vou levá-lo ;)

terça-feira, setembro 20, 2005

A star has born


Nasceu mais um pequeno elemento de um mundo de fantasia, feito em azul marinho e com salpicos de amarelo. O material foi o do costume: fita de cetim, enchimento de algodão, lantejoulas e contas. Ficou mais aperfeiçoado que o meu 'corazon rojo' de ontem e já me safei melhor com a máquina de costura. Isto aos poucos vai...
Ideal para pendurar nas maçanetas das portas, em pequenos recantos ou decorar o quarto do bebé. Este vai direitinho para a minha casa de banho em tons de azul... qual pequena estrelinha aquática.

segunda-feira, setembro 19, 2005

El corazon


E depois da matéria prima e de explorar a máquina de costura, eis que a obra nasce. (Se é que lhe posso chamar de 'obra', tal é o jeito tosco da coisa)
Mas não deixo de lhe sentir um carinho especial. O meu 'corazón rojo' tem pequenos apontamentos de glamour, como lantejolas, botões e é feito de feltro, com enchimento de algodão. Pode ser um simples objecto decorativo nos muitos recantos e maçanetas das portas de minha casa, ou um modesto porta-chaves para as chaves do carro, que bem estavam necessitadas.
Optei pela segunda.

domingo, setembro 18, 2005

rabiscos



Ontem comecei a rabiscar nos meus novos cadernos. Na sexta-feira tive um desejo que remeteu à minha infância, quando andava com os lápis de cor para todo o lado e desenhava pequenas bandas desenhadas que trocava com as amigas. (Ainda hoje guardo essas 'pérolas' como se fossem relíquias.)
Vai daí comprei uma caixa de 24 lápis de cor, coisa que já não tinha em casa há muito tempo e comecei a desenhar tudo o que me vinha à mente. Infelizmente sinto que já estou muito enferrujada e as coisas não saem assim com tanta facilidade. Tenho de desenhar mais vezes, por isso, comprei também um caderninho para andar sempre na mala e rabiscar sempre que me apetecer.

Eu e o C. comprámos ontem uma máquina de costura, tudo por causa desta minha vontade crescente de criar, de inventar, de fazer coisas novas. Acho que ele ficou tão entusiasmado quanto eu com esta minha nova 'fase artística'.
Já a trouxemos para casa, mas ainda não perdi tempo a explorá-la.
De hoje não passa.

sábado, setembro 17, 2005

Black Cherry



Depois de dois dias a tentar dar voltas à cabeça e sem um rumo muito bem definido sobre o material que tinha em mãos, eis que nasce o meu primeiro colar; feito de cetim, contas de madeira, feltro, missangas e botões.
Confesso que alterno entre a admiração e o orgulho por o ter acabado.
A cor foi parar à beringela que segundo as revistas da especialidade, é a mais 'in' que se pode escolher para este Outono/Inverno. E o preto... bom esse, 'is (always) back' - passando o cliché.
A Magali (a gata), adorou as fitas e depois de uma breve exploração de terreno acho que o aprovou.
Vontade de brincar com ele não lhe faltava.

Para usar e abusar.

sexta-feira, setembro 16, 2005

Arquivadora de tecidos



A 'febre' dos trabalhos manuais está alta e eu encanto-me com tudo o que remeta para bonecas, cores, fios, desenhos e motivos coloridos que alternam entre o angelical e o genial.
Hoje saí mais cedo do trabalho e aproveitei para calcorrear a zona do Chiado em busca de mais berloques para juntar ao recente tesouro adquirido.
E eis que descobri esta genial cesta de verga pela qual anseava para colocar os trapos e dar-lhe aquele aspecto 'cosy'
Agora que a coisa está mais ou menos composta, só falta mesmo é deitar mãos à obra.*

O começo


E assim se dá início a uma nova história cheia de linhas, amores, princesas com mãos de fadas e novelos às cores...