domingo, fevereiro 11, 2007

Portrait of a family




















Foi um fds molhado, com muita, muita chuva a bater forte no cimo da serra e nós em casa, com vista panorâmica através da janela e a consumir em rajadas, o temporal que fez lá fora. Foi um fds em família, com pais, sogros e avós, todos reunidos em torno de um evento que para os mais antigos é sempre motivo de muito trabalho - a matança do porco. Sinónimo de abundância em casa durante muito tempo e à mesa, com petiscos como febras assadas e cozido à portuguesa, com enchidos caseiros, feitos pelas mãos calejadas e rugosas da avó do C.. Foi um fds rápido, que passou depressa, intercalado com o som da chuva na janela do quarto pela manhã, o visionamento de filmes enroscados no sofá, ou a passagem pelas Caldas para ir votar (onde voltei a subir os antigos degraus da minha escola secundária e voltei a reviver velhas memórias. Curiosamente ainda conheço bem os cantos à casa - há coisas que o tempo não apaga).
Agora, aguardo pacientemente o resultado do referendo, temendo que a abstenção tenha sido grande demais, provocada em parte, pela chuva que tanto gosto.
A destacar: As excelentes reportagens da revista Única do Expresso. As fotos tiradas aos monges do Convento da Cartuxa, em Évora, são simplesmente bonitas e grandes demais para se ficar indiferente, ou a reportagem da menina 'macaco' , que durante 18 anos andou desaparecida na densa selva do Cambodja, e que agora se ressente na sua adaptação num mundo dito 'civilizado'. Imperdível.

Sem comentários: