sexta-feira, julho 05, 2013

Reset

Depois de ler isto e isto, com o qual concordo a 100%, acho que está na hora de fazer um reset e de me livrar das pilhas de roupa que tenho em casa – algumas das quais já não visto há séculos – e desta minha tendência consumista por roupa em troca de pequenos instantes de felicidade e vaidade pessoal.
Porque é tal e qual como a autora do Locais habituais diz, “ Fiz e continuo a fazer um grande mea culpa, abrindo diante de vós a largueza da minha vergonha porque eu, que andei na universidade e que leio os jornais todos os dias, devia saber isto e quando soube, era tarde. Quando soube, tinha já anos de consumo estúpido para resgatar, tinha já milhares de momentos de fugaz e inútil prazer de compra impulsiva para pagar, tinha já um guarda-vestidos com uma dimensão absurda para o meu estilo de vida. E eu tinha todas estas culpas a pagar sem nunca ter gasto tanto dinheiro em roupa como a Garance Doré ou a Pipoca Mais Doce.”
A verdade é que os meus armários estão a chegar a um ponto caótico, em que já não consigo inserir nem mais um cabide, ou onde enfio, apertadamente, mais uma peça nas gavetas da cómoda. Mudei-me para esta casa há 2 anos e, na altura, tempo de grandes mudanças, livrei-me de uma quantidade impressionante de roupa que já não usava. Foram sacos e sacos de roupa mal-amada e já sem utilidade que abdiquei, dando origem a novos começos e a armários mais despojados.
Se na altura fiz um reset em relação a várias coisas na minha vida – pessoal, bens materiais, financeira, etc. – hoje, 2 anos depois, ela transborda (pelo menos os armários), cheios de trapos que vou comprando sempre a preços que considero baixos e que, por isso, não vejo problema em comprar, mas que somados, já daria para fazer a tão desejada viagem que eu tanto almejo e que insiste em nunca mais chegar.
Estou a tornar-me numa acumuladora e a verdade é que não gosto disso.
Tempo de parar para pensar.

 

2 comentários:

Melissa disse...

Há um livro que pode ajudar. Chama-se "It's all too much". :)

Também quero livrar-me da mania de comprar coisas baratas e comida barata (a diferença é que não as acumulo, umas dão lugar a outras) e investir mais em qualidade de tudo.

E gastar menos dinheiro, de um modo geral.

Melissa disse...

* E mais dinheiro em espetáculos, teatros, concertos, etc., coisas bem mais valiosas, para mim, do que ganchos e malas da Primark :)