quarta-feira, novembro 25, 2015

A dermatite atópica


Quem tem crianças com dermatite atópica sabe certamente o drama que é conseguir controlar a coisa e como ela pode aparecer do nada e quando menos se espera. As chamadas "crises" que podem ser despoletadas por vários motivos e geralmente têm o 'dom' de nos deixar assustadas e desesperadas por conseguir encontrar aquele produto milagroso que permita aliviar a pele dos nossos bebés. (Aqui o termo 'bebé' aplica-se até aos 18 anos! Afinal, os nossos filhos serão sempre os nossos 'bebés'!) 
Esta semana tive conhecimento de que a marca Uriage lançou, recentemente, uma aplicação gratuita, disponível para sistemas IOS e Android, telemóveis e tablets - a ATOPEDIA* – onde se pretende ajudar os pais a controlar a dermatite atópica dos filhos e.que ajuda a controlar cada passo da patologia através de 3 áreas diferentes: COMPREENDER – área destinada aos pais; ACOMPANHAR - área destinada a pais e médicos e JOGAR – área destinada às crianças.
Criaram igualmente uma linha de apoio - a SOS Atopia - com um número verde disponível todos os dias da semana das 9h00 às 18h00 - 800 919 254 - e um email para esclarecer todas as dúvidas que surjam  - sos.atopia@uriage.pt.
Nesta aplicação, além de toda a explicação sobre a dermatite atópica e as suas características na área "Compreender", conseguimos ainda ter, na área "Acompanhar", o registo de crises do nosso filho, ou filhos - já que permite ter o registo de várias crianças - com toda a informação relativa a cada um, nomes dos médicos, medicamentos - se é oral ou tópico - tratamentos, activar lembretes, números de emergência e todos os dados relativos à manifestação de crises ou incidências.

Acho verdadeiramente útil até porque, tendo eu uma doença de pele, sei bem o quão desesperante é andarmos à procura de informação fidedigna e como este tipo de coisas podem ajudar e muito a qualidade de vida do doente, mais não seja pelo registo detalhado de informação caso seja necessário. 
O Afonso felizmente não herdou a minha 'carga genética' no que diz respeito à pele, (graças a Deus!) mas tem tendência a ter a pele do rosto sensível e a zona junto aos olhos mais seca e, por isso, todos os dias aplico loções e cremes nessa zona de forma a evitar a descamação. Não é nada de mais, mas quando fica com aquela zona mais irritada fico logo preocupada.
Por isso já sabem, pais com dermatite atópica ou que tenham curiosidade sobre o assunto, nem que seja para estarem mais informados, esta app é para manter debaixo de olho, mesmo! Ou melhor, na ponta dos dedos e ao alcance de um toque. 
 

Sem comentários: