quarta-feira, novembro 09, 2016

Festa de aniversário no NewsMuseum

A festa de aniversário da Madalena foi no novo NewsMuseum em Sintra que, tal como o nome indica, é o primeiro espaço totalmente dedicado às notícias e à história dos media. É um espaço que merece a pena conhecer e visitar - sem ser no contexto 'festa' - e explorar todas as diferentes salas, conteúdos e quantidade de informação e curiosidades que, para quem gosta destes temas (e não só!), se encontra disponível. 
Depois de há uns meses ter ido em visita de estudo da escola ao edifício do jornal Diário de Notícias - que ela adorou - e já tendo a idade de 8 anos, para mim fazia sentido fazer a festa num espaço com estas características. Além de, claro, eu ser suspeita já que a comunicação sempre fez parte da minha vida profissional... (Mas adiante!) Os miúdos também já são suficientemente crescidos para começarem a ter percepção de vários temas e assuntos, além de terem uma série de conteúdos adaptados e coisas para explorar - que eles adoram - por isso a escolha estava feita! 
O tempo em Sintra, ao contrário do que era esperado, esteve óptimo, os miúdos aderiram à festa - confesso que ainda fiquei na dúvida se os pais fariam o esforço de levar os filhos de Lisboa para Sintra de propósito para irem a uma festa de aniversário a um sábado à tarde - a criançada delirou com as várias salas e actividades que tinham de explorar, mexer, tocar, brincar e conhecer, a realidade virtual e a sala do NewsTV (onde podem fingir que são jornalistas em directo e falar para a câmara de televisão) fez as delícias de todos, repetiram a experiência vezes sem conta, o Scoop (outra actividade ao estilo "Quem quer ser milionário" mas com perguntas sobre a aniversariante) também foi outro dos pontos altos da tarde, já para não falar na cabine de rádio, nos múltiplos ecrãs que estiveram o dia todo a passar fotos dela, a mesa dos doces e bolo - que estava fantástica - ou o presente que lhe deram no final - uma capa do jornal Diário de Notícias do dia em que ela nasceu, nada foi deixado ao acaso. 
As monitoras que deram apoio à criançada toda durante a tarde foram incansáveis - já se sabe que os miúdos nestes dias ficam num ponto perto da histeria e que o mesmo se traduz em muitos saltos, correrias, gritinhos e algazarra - e elas tiveram uma paciência infinita! (Obrigada Cátia, obrigada Joana!) 
Chego sempre ao fim destes dias de festa completamente de rastos. (Continuo a achar que festas de aniversário dos filhos é uma verdadeira prova de fogo e de prestação de serviços por parte dos pais, como se tivéssemos de correr os 100 metros barreiras e ganhar a medalha de ouro no final!) Mas correu tudo bem! Ela gostou, os miúdos adoraram e até o Afonso - a "mascote" do grupo - andou em plena excitação de alegria, atrás dos mais velhos, em sprints e correrias pelo Museu, numa alegria contagiante. Claro que depois quando chegou ao carro apagou em 3 'nanosegundos'. 
Valeu a pena. Ficam as imagens. 


1 comentário:

Maffa disse...

Que giro!! Obrigada pela dica! tenho de lá ir!