domingo, novembro 04, 2012

Ainda da festa...

Só hoje é que tive tempo e vontade, confesso, de tirar umas fotos com melhor qualidade à decoração que fiz para o aniversário da M. Sim, é verdade, o aniversário dela foi na passada quinta-feira, último feriado de todos os Santos, mas só hoje (Domingo) e 3 dias depois da data, ainda continuam pendurados na parede os balões e as fotos da pequena cria. Fiquei tão cansada dos preparativos, de fazer doces e bolos, das compras e de organizar tudo, que prometi a mim mesma descansar primeiro e arrumar depois, principalmente porque na sexta-feira ainda fui trabalhar e na quinta já me deitei passava da uma e meia da manhã.
O fim de semana de chuva foi perfeito para descansar, repôr energias e acima de tudo, dormir. Já retemperada e com vontade de pôr novamente mãos à obra, peguei na máquina fotográfica e registei a "obra de arte". Não é nada de especial - e muito menos original - já que se tratou de uma mescla de ideias que fui tirando de imagens do Pinterest e de blogues que vi na net, mas ficou bonito e deu graça à parede da sala, mesmo diante da mesa onde se cantaram os parabéns. Toda a gente gostou e ela ficou feliz. Por isso, prova superada!
Quanto ao trabalho propriamente dito, nada mais simples: imprimi fotografias do último ano dela. Momentos ou situações que se destacaram como primeiras experiências: a primeira viagem de combóio, a primeira vez que nadou na piscina dos "crescidos" nas férias de verão, a festinha de Natal em que dançou como bailarina e por aí fora. Difícil foi escolher apenas 12 fotos! Para fazer contraste e criar alguma diferença, optei por fotos alternadas a cores e em sépia, coladas em fundos de cartolina rosa e cinzento que funcionaram como moldura. Depois de coladas, furou-se as pontas e passou-se fita rosa de embrulho. Estava feita a primeira "bandeirola".
Quanto às letras do nome também foi simples. Já tinha visto pela net e em vários blogues de decoração de festas, os pratos de papel como decoração. Que ideia tão gira e simples! Realmente, há coisas tão engraçadas, práticas e baratas que com um pouco de imaginação fazem toda a diferença e os pratos de papel são, sem dúvida, uma delas. Bastou ir ao supermercado e por cerca de um euro, tinha a decoração feita. O resto foi apenas trabalho manual, paciência e tempo. Escrevi o nome dela no word, aumentei o corpo de letra, imprimi e depois recortei em forma de círculo, colando cada letra dentro de cada prato. De resto, o procedimento foi igual, furou-se de lado e passou-se fita de embrulho cor-de-rosa (a sua cor favorita). Nesta festa de aniversário da M. tentei ser prática em relação à loiça, por isso, foi tudo em plástico, o que deu um jeitaço para quem, como eu, não tem máquina de lavar. Copos, pratos, talheres, tudo descartável, assim como a toalha, que era de de papel cor-de-rosa e foi comprada no supermercado Jumbo. Um rolo de 5x3 metros, que custou perto de 5 euros e que serviu para forrar a mesa dos doces, assim como a de apoio, foi das melhores ideias que tive. Nódoas, copos entornados e lavagem, não fizeram parte das minhas preocupações. No final foi só pôr tudo no lixo e ainda tenho ali toalha suficiente para outras festas cá em casa. Também comprei alguns copos, pratos e guardanapos da temática da "Minie", em tons de rosa, apenas para o bolo de aniversário e outros pratos de papel  - maiores do que os utilizados para os trabalhos manuais - que serviram para enfeitar os pratos dos bolos e doces que coloquei na mesa.
No total éramos cerca de 17 pessoas cá em casa e coubemos todos na minha sala! O que já é um sucesso só por este feito! Como foi uma espécie de "lanche-ajantarado" uma vez que os convidados só começaram a chegar por volta das 18h00, fiz uma enorme panela de sopa que serviu para aconchegar o estômago enquanto se pesticavam salgados e doces. Comprei uns frangos  no Pingo Doce e fiz uns folhados de salsicha e outros de queijo com mel e nozes, gratinei um camembert no forno com alho e orégãos para entrada e alguns amigos também contribuiram e ajudaram, trazendo uma quiche, uma empada gigante ou fazendo cupcakes. Para além disto havia os acepipes da praxe, como queijos variados, presunto, batatas fritas, nachos e guacamole, patés, etc. Quanto a doces, para além do bolo de aniversário, fiz uma baba de camelo, uma mousse de lima, gelatinas e uma serradura. Sobejou e sobrou comida e este fim-de-semana, para além de ter feito uma cura de sono (e acreditem que era muito), fiz também uma pausa da cozinha. Porque depois de tudo isto, acho que mereço.

1 comentário:

Maria disse...

Tudo tão mimoso e preparado com tanto carinho e esforço. Gosto muito!