quinta-feira, setembro 18, 2014

ainda não tinha falado aqui do regresso à escola, pois não?

Tem sido uma semana tranquila e pacífica com o regresso à escola da pequena cria, mas com a diferença de que este Setembro ficou marcado pela entrada no primeiro ciclo e, como tal, não podíamos deixar de assinalar a data a rigor.
A M. andava entusiasmadíssima com a ideia. Apesar de continuar no mesmo colégio onde já estava no pré-escolar e de já estar familiarizada com o local, as instalações, o pessoal, as auxiliares e até com aquela que é, actualmente, a sua professora, ir para o primeiro ano do primeiro ciclo significava uma nova etapa. Agora é a "sério". Há aulas e disciplinas e letras e números e um horário a cumprir, matérias a aprender e avaliações onde é necessário atingir determinados valores para se considerar "aprovado". Claro que ela ainda não percebe as coisas desta forma. Para ela, esta nova fase significa que vai aprender mais coisas e que, provavelmente, vai passar mais tempo sentada e com menos oportunidade de brincadeira, mas sabe que a responsabilidade é maior e que o nível de exigência também.
Para começar entra uma hora mais cedo. Se antes a deixava na escola às 9h30, agora deixo-a às 8h30. Se custa? Sim, custa muitoooooo, até porque cá em casa não somos daquelas famílias que às 7h00 da manhã já está toda a gente de pé, muito alegre e contente e cheia de energia. Custa-me muito ser organizada e rápida de manhã. Atraso-me com coisas pequenas e se não deixo tudo organizado sou um caos. Esta nova mudança e etapa também significava uma nova adaptação para mim. Deixar tudo preparado de véspera, roupa (a minha, a dela), comida (o meu almoço), tomar banho em 5 minutos em vez de meia hora, vestir-me com tempo contado, maquilhar a correr, secar cabelo a correr, acordá-la, vesti-la, dar-lhe o pequeno-almoço e estarmos a horas na escola. Tudo isso também me assustava por achar que não ia conseguir.
Pois bem, esta semana tenho conseguido fazer tudo isso com tempo e a devida organização. Ela chega sempre a horas na escola e eu às 8h45 já estou no trabalho! Quase uma hora antes do "previsto", mas até nem me importo. Quando chego o ambiente está calmo, há poucas pessoas e confesso que até prefiro. Quantas vezes não cheguei a rondar as 10 da manhã já em pleno stress e com a sensação de que ainda agora o dia tinha começado e eu já estava capaz de matar alguém.
É verdade que estamos na primeira semana e tanto eu como ela temos conseguido ser "certinhas" e "on time", mas acredito que com o passar do tempo as coisas possam descambar um bocadinho (eu conheço-me) e sei que o frio e a chuva dos dias de Inverno vão ser um forte factor para ficar mais 15 minutos na cama e que esses 15 minutos depois me vão sair caro e provocar o descalabro matinal. Mas pronto, não vou sofrer por antecipação. O que importa reter desta primeira semana de escola oficial é que tudo correu muito bem. Ela tem estado tranquila e feliz e se ela está bem e feliz eu também estou! Tem imensos coleguinhas novos e alguns meninos que transitaram com ela do pré-escolar. Está completamente à vontade com a escola, o ambiente e as pessoas. Não houve choros, nem dramas, nem birras, nem para ir para a escola, nem para acordar de manhã. E eu olho para ela, tão crescida e penso que qualquer dia está-me a pedir dinheiro para ir com as amigas ao shopping e ao cinema em plena adolescência.
Dia 15 de Setembro marcou uma nova fase na nossa vida. Eu orgulho-me, mas como tenho medo de um dia mais tarde me esquecer destes momentos, das datas, das emoções e dos sorrisos que marcaram esta segunda-feira, registo-as e exibo-as com muito orgulho. Afinal de contas, ela é o meu mais precioso tesouro, o meu bem mais valioso, a minha obra de arte, o meu coração fora do peito, o meu "cliché" mais rebuscado e do qual nunca me canso. É minha.
Boa sorte filha e que tenhas tanto gosto em aprender e em estudar quanto eu tive.

4 comentários:

Tita disse...

tão linda!!!!! há anos q não via a M. desde o tempo dos caracóis, que a minha também tinha.
boa sorte e beijinhos grandes

Jardim de Chuva Prateada disse...

A correria pela manhã também é inevitável. Mas sendo eu mãe de 3 tenho de deixar tudo pronto à noite, para no dia seguinte ser mais fácil.
Eles crescem. Passa depressa. Boa sorte para a tua pequenina.

Mafalda disse...

Obrigada pelas vossas palavras!
Tita, já não tinha "notícias" tuas há tanto tempo! Tão bom saber que ainda visitas este meu cantinho! Os teus babes devem estar gigantes!

Jardim de Chuva Prateada, 3 filhotes é dose! Uma epopeia digna de uma verdadeira mãe coragem! Gabo-lhe (e invejo-lhe) a destreza, a logística e o conseguir fazer tudo isso com calma e organização. Uma verdadeira inspiração! Beijinhos e obrigada por nos visitar*

Tita disse...

:)