quarta-feira, junho 22, 2016

A tua marca pessoal


Numa altura em que a imagem, a impressão que causamos nos outros, as nossas atitudes e comportamentos podem ditar a percepção que têm sobre nós, contribuindo ou não para juízos de valor errados, até que ponto termos consciência de que somos "uma marca", deve prevalecer?
Para mim, que sou de comunicação e trabalho numa área ligada directamente a estes assuntos, faz todo o sentido. Mais do que nunca que somos uma marca e devemos olhar para nós como tal. Há pontos que jogam a nosso favor e outros que, mesmo inconscientemente, nos podem destruir, contribuir para má reputação profissional, ou fazer com que sejamos tidos em consideração em determinadas alturas. 
O novo livro da Maria Duarte Bello, coach especialista em protocolo e entendida nestes assuntos traz dicas óptimas e muito úteis a todos! Mas quando digo todos, é mesmo todos! Todos os profissionais que têm contactos com outros colegas, equipas, directores, clientes, que estão ou não ligados ao marketing ou à comunicação, não se perde nada deitarem os olhos nestas páginas e daí tirarem muitos ensinamentos. Ajuda-nos a melhorar determinadas posturas ou a criar novas, que abonam a nosso favor, permitindo identificar e comunicar, definir uma estratégia, potenciar atributos e permitindo-nos ser carismáticos, peculiares ou diferenciadores (mas pela positiva!) 
O personal branding é hoje uma ferramenta poderosíssima que não devemos negligenciar. E não digo isto enquanto bloguer, digo mesmo enquanto profissional. Numa altura em que facebook, redes sociais, blogues, tudo permite ter acesso à informação que damos e à forma como a partilhamos, convém também olharmos para nós - pessoal e profissionalmente - como um produto a gerir, destacando pontos positivos e evitando comportamentos ou atitudes que nos prejudiquem. 
O que dizer, como dizer, como agir, como evitar sermos mal interpretados e entendidos, de forma assertiva é algo que todos podemos (e devemos) trabalhar. A nossa marca pessoal somos nós que a criamos e, à semelhança das nossas marcas favoritas, devemos tentar que a mesma tenha boa reputação e seja querida pelos consumidores.
É por isso que este livro da Maria Duarte Bello é tão útil. Além de estar escrito de uma forma muito acessível, é um instrumento precioso a todos os que se interessem pelo assunto e queiram, também eles, melhorar a sua marca. 
Espreitem-no. 

Sem comentários: