segunda-feira, junho 06, 2016

de repente passou a ser "in" não usar maquilhagem?




É o que parece de há uns tempos para cá. Desde a música do Agir, "ela é linda sem makeup" (que me irrita à brava), até à notícia de que a Alicia Keys deixou de usar maquilhagem. Tudo em detrimento do "fim da escravatura da imagem" e de que as mulheres deverão ser lindas sim tendo em conta a sua beleza natural e não em artificialismos impostos por uma indústria feroz. Ok, eu também acho que toda a mulher tem uma beleza natural que não deverá subjugar em detrimento de um ideal de beleza ou imagem imposta por terceiros, ou sentirem-se diminuídas pela mesma, devendo sim, abraçar a sua beleza e dela retirar o máximo proveito, enaltecendo os seus pontos fortes de forma a sentirem-se mais bonitas, poderosas, sedutoras, o que quiserem. Por isso me irrita a música do Agir, não só por ter aquele "makeup" em inglês - porque se é para se ser fiel nos princípios, então que cante 'maquilhagem' e não o termo anglo saxónico. Mas eu percebo, maquilhagem é uma palavra gigante, com muitas sílabas e não tem "swag", nem calha propriamente bem na métrica da canção.
Parece que andar de cara lavada, mesmo que isso implique olheiras profundas, poros visíveis e irregularidades da pele parece ser a nova moda. Moda essa que só fica bem a miúdas abaixo dos vinte anos, porque quem tem 37 como eu e se levanta, em média, 3 a 4 vezes por noite, não queiram que ande de cara lavada. Não dá. Prefiro 'esconder-me' atrás de uma boa base e de um pó compacto do que parecer uma morta viva no escritório. É que tenho o meu orgulho (e vaidade!) e antes de ser mãe, sou mulher. Maquilhagem para mim é a minha melhor amiga, sem cair no exagero, entenda-se. É que prefiro acordar a parecer um pequeno ogre mas uma hora depois estar completamente transformada do que parecer um pequeno ogre o dia inteiro. Foi por isso com grande espanto e com uma embalagem de base da marca Flormar quase a terminar que, este fim-de-semana, numa incursão pela Perfumaria Douglas do Freeport de Alcochete, fiquei a saber que a marca Flormar ia deixar de ser comercializada neste espaço. É que eu compro a marca na Perfumaria Douglas do Vasco da Gama e, em pânico, assim que saí de Alcochete fui direitinha ao Vasco da Gama para comprar uma embalagem antes que o caos se instalasse. Qual não foi o meu espanto quando cheguei à loja do Vasco da Gama e me deparei com um expositor da marca completamente vazio. E agora senhores? E agora? 
Hoje, movida pelo desespero - e porque realmente afeiçoei-me à marca - eis que decidi deixar uma mensagem no mural da mesma no Facebook e obtive resposta. Deixa de haver no Vasco da Gama mas passa a haver uma loja inteirinha Flormar no Atrium Saldanha! 
Aleluia! Aleluia! 
Não me fica tão 'à mão', mas afinal há esperança! 
É que eu, de cara maquilhada, sinto-me muito mais EU! 

2 comentários:

Jardim de Chuva Prateada disse...

Eu agora tb. não consigo ir trabalhar de cara lavada. Não passo sem o meu anti-olheiras e um BBCream faz muita diferença! :)
Tb. não acho piada nenhuma à música ;)

Mafalda disse...

um bocadinho de base nunca fez mal a ninguém! ;)
só um pequeno grupo de privilegiadas é que pode viver sem ela - e eu não faço parte do mesmo! ;)

Beijinhos*