terça-feira, dezembro 26, 2006

verdes são os campos...




















'...da cor do limão, assim são os olhos do meu coração
Verde que te estendes de verdura bela, ovelhas que nela vosso pasto tendes...'

Lembro-me que quando fui estagiária num jornal diário muito conhecido, ainda menina e moça, utilizei este poema de Luís de Camões para descrever uma fotolegenda e que a reacção foi tudo, menos a esperada. Desde não conhecerem a estrofe, até me perguntarem 'em que enciclopédia é que isso está?', houve motivo de ingenuidade/burrice para distribuir a rodos. Poemas à parte, a verdade é que o verde sempre me serviu de inspiração e tudo o que cheire a terra, que transpire serenidade, ou pura e simplesmente tenha aquele efeito de luz que enche qualquer foto de alma e vida, produz calmia a este meu espírito revoltoso. É por isso que gosto de ir à terra. Lá sinto-me desprovida de tudo e deixo-me inspirar pelas coisas e pessoas simples, pelo prazer que é acordar cedo e ver tudo coberto de um manto frio e branco que vai derretendo lentamente com o Sol da manhã, ou pelo som da água que insiste em correr na ribeira a escassos metros de casa, ou tão somente, por me lembrar da minha infância e ter os meus pais ali mesmo ao pé a reavivarem-me a memória a cada instante.
Mais fotos verdinhas, aqui.

Sem comentários: