domingo, dezembro 20, 2009

prendas, fitas e muita mão de obra!

Eu confesso, desconhecia completamente a 'tradição' de ofertar educadoras de infância e auxiliares em alturas festivas. Tanto desconhecia que nem fazia intenções disso, mas quando comecei a ler pela blogosfera fora de que era prática corrente, fiquei assim a modos que, APARVALHADA!!
Ora eu, que não dou prendinhas a grande parte da minha família, vou dar à educadora e auxiliares? 'Naaaa' - dizia eu - 'é que nem pensar', 'onde é que já se viu', e mais coisas que tais, sempre muito segura e convicta das minhas afirmações (como sempre), para depois escarrar para o ar e cair-me em cima (como sempre). Um dia destes, quando andei nas compras de Natal com a minha amiga Cátia, eis que lhe coloco a fatídica questão que tanto me andava a atormentar: '-Olha lá, tu costumas dar presentes de Natal à educadora das tuas filhas?', e ela, logo muito despachada e enérgica como só ela sabe ser, afirmou muito convicta: ' - Claro, ofereço sempre. Este ano vai uma coisa mais modesta, mas dou sempre.'
E pronto, com esta resposta eu fiquei logo arrumada e tive de me dar por vencida. Ainda tinha esperaça que ela me dissesse, ' - Achas? Estás louca? A vida está cara e isto aqui não é o da Joana', mas não. A minha Cátia, tão poupadinha, sempre aflita da vida a contar os tostões, dá prendinhas à educadora e se ela dá, que tem duas filhas, muito mais obrigação tenho eu de dar também que só tenho uma. Não é que eu não goste da educadora e das auxiliares, antes pelo contrário, são um amor de miúdas, mas pronto, só não sabia que isto era 'normal', até porque, é a primeira vez que sou mãe e uma pessoa nunca pensa nestas coisas antes de passar por elas.
Pois bem, uma vez que estávamos juntas, decidimos então procurar algo para oferecer, assim baratinho como a malta gosta mas com nível, sem parecer que foi comprado nos chineses, a cheirar a mofo, bafiento e/ou sem qualquer utilidade.

E nas minhas pesquisas e indagações para 'the perfect gift', descobri isto:
Umas mantinhas com um desenho todo 'fashion', em tons de castanho, com um laçarote de cetim do mesmo tom a envolvê-las e que custaram - naquela minha loja de eleição e que eu passo a vida a fazer publicidade (sim, a Primark!!) -, a módica quantia de 3€ cada! Escusado será dizer que dei cabo do stock! Trouxe mantas para a educadora, para as auxiliares, para a minha avó, para as avós dele e feita estúpida, esqueci-me de trazer uma para mim! Logo eu, que gosto tanto de mantinhas e estas ficavam TÃO bem com o meu sofá laranja e a minha parede castanha chocolate. Mas pronto, vim para casa satisfeita com a compra e já conformada de que vou fazer um brilharete com uma manta de 3€ que parece que custa 30€!

O pior foi que com tanta compra e zero embrulhos - que a loja não faz - hoje foi dia de me dedicar aos trabalhos manuais e, aproveitando o facto de o gajo ter ido trabalhar, de a miúda estar a dormir a sesta e de estar um frio do caraças lá fora, despachei tudo em pouco tempo, embrulhando prendas atrás de prendas: pais, sogros, afilhada, primas, amigas e tudo e tudo e tudo, completamente possuída pelo 'espírito natalício' que geralmente não tenho...


E pronto, agora tenho metade da sala ocupada de embrulhos que não são para nós!!

2 comentários:

Sofia e Beatriz disse...

LOLOL
Ri muito com este teu post.
Dar presente de Natal, não é de todo obrigatório, nem fica mal se não deres! Eu comprei para a educadora e auxiliar da Beatriz, um gel de banho e um sabonete no Boticário. Não chegou a 7€.

Como educadora, também costumo receber presentes das crianças, não de todas é claro.
Há pais, que dão uma caixa de bombons para todas as funcionárias da escola.
Já recebi, desde um relógio da Swatch de 120€ a paninhos da loiça vindos do Algarve :P
Beijos para vocês!!!!!!

Márcia disse...

Ora aí está uma coisa que tb me ultrapassa e sobre a qual tenho uma opinião muito próxima da tua.

O Eduardo não anda na escolinha, logo ainda não fui confrontada com tal e sinceramene não sei o que farei quando acontecer.

Mesmo achando que o trabalho das educadoras está completamente pago e como tal não deveria haver lugar a receberem presentes, possivelmente não vou resistir à pressão social.

O que me faz ainda mais confusão é a justificação que alguns pais dão "É um miminho para tratarem bem a criança!"; mas isso n´~ao é um dado adquirido! Enfim...

E pelo que tenho constatado no fim do ano a história repete-se...

Beijos grandes,
Márcia