segunda-feira, março 23, 2015

Spring & baby books

Com o começo da nova estação e com a minha situação ainda restringida em termos de movimentos, tive direito a tulipas para animar o meu estado de espírito que, diga-se de passagem, já conheceu melhores dias. Flores sempre foram um bom motivo para me animar e este fim-de-semana que passou tive direito não a um mas a dois bouquets. Cada um com as suas cores e beleza, ambos maravilhosos e com o poder de me fazer parar e pensar que, na vida, temos mesmo de apreciar estes momentos e estarmos gratos pelos amigos que nos chegam, pelo amor que nos dão e pelas manifestações de carinho inesperadas. É uma verdadeira bênção.
Ainda este fim-de-semana tive oportunidade de folhear os baby books que li e comprei quando estive grávida da Madalena. Estiveram emprestados estes anos todos e agora regressaram a casa, em parte, porque eu própria e passado tanto tempo, sinto necessidade de os voltar a ler, recordando-me das rotinas, dos conselhos e da logística que implica ter um bebé recém-nascido novamente na vida do casal e família. Pode parecer um pouco tonto, mas dou por mim a pensar se ainda saberei organizar-me em termos de horários e rotinas ou se, simplesmente me esqueci, como se alguém me tivesse passado uma borracha no cérebro. Quase 7 anos entre uma gravidez e outra é muito tempo e ontem dei por mim a lê-los com a avidez e a descoberta como se fosse mãe de primeira viagem. Tenho a certeza de que quando tiver o Afonso nos braços, as recordações e aptidões anteriormente aprendidas e entretanto esquecidas, voltarão a dar sinais com a clarividência de um sabor de experiência feito. (Ou assim espero) Mas, nos entretantos, não custa nada sentir-me mais segura e procurar conselhos e dicas úteis que, independentemente do número de filhos que se tenha, acredito que darão sempre jeito.
Um dos livros que me serviu de quase 'Biblía' durante o primeiro ano de vida da Madalena foi este "What to expect the first year" e além de ser super completo e abranger quase todas as inquietações das mães durante o primeiro ano de vida do bebé, é uma preciosa ajuda, tem exemplos e situações partilhadas por outras mães e muitas dicas preciosas. Mandei vir pela internet, pode ser encomendado na Amazon e é em inglês, mas é de fácil leitura e vale a pena.
Por isso, eu até posso não ter ordem para sair de casa e passar a maior parte do meu tempo deitada que a verdade é que já vou tendo algumas coisas com que me entreter.
E as flores dão sempre uma ajuda.

Sem comentários: