terça-feira, outubro 20, 2015

4 meses e novidades ao nível do paladar


Há precisamente 4 meses a esta hora já estava na maternidade em trabalho de parto. Um parto santo, diga-se de passagem! Confesso que estava cheia de medo da "segunda volta" por já saber ao que ia e afinal, a segunda volta foi tão pacífica, calma e tranquila - tão diferente da primeira - que ainda hoje fico estupefacta com a forma como tudo se passou. Mas bom, não foi para falar do parto que decidi escrever este post, mas sobre ele, o meu pequeno homenzinho que já tem 4 meses. Hoje foi dia de pediatra e, tal como esperava, a indicação foi para começar a introduzir novidades na sua alimentação que não apenas o leite. Já ia preparada para isso, o que eu não contava era começar pela papa convencida que estava que ia começar pela sopa - como aconteceu com a minha filha mais velha. O plano é ligeiramente diferente e confesso que ainda estou a assimilá-lo. Então, durante esta semana começar a dar papa ao almoço e as restantes refeições continuar com o leite. Na semana seguinte passar a papa para a noite e começar a dar sopa ao almoço. A base será de batata, cenoura e cebola. Uma semana inteira desta sopa. Já se sabe, sem azeite cozinhado e com indicação de que posso congelar em várias doses de forma a ficar logo despachada para a semana toda. Na terceira semana introduzir na sopa o caldo do borrego. Uma semana de sopa de base de batata, cenoura e cebola cozinhada no caldo do borrego. Na quarta semana introduzir o borrego na sopa e começar igualmente a dar a maçã e a pêra cozidas. 
E pronto, foi isto. Confesso que fiquei um pouco baralhada por ser tudo tão diferente da minha primeira cria. Então e os outros legumes? Introduzo logo a carne mas não vou diversificando a sopa da criança com outros sabores de vegetais? E a fruta é só quase no final do mês?
Como é sempre tudo tão a correr quando estou na consulta com a pediatra geralmente saio de lá com coisas que não me lembrei logo de perguntar ou que não questionei no momento - foi o caso desta minha última dúvida relativamente à introdução de outros legumes. Vou deixar passar estas duas próximas semanas em que vou introduzir a papa e a sopa base e depois tento questioná-la sobre este assunto. Até lá, vou tentar divertir-me com as novidades que esperam a este pequeno homenzinho que terá de se habituar à colher e à deglutição de algo que não seja apenas líquido.
Amanhã é 'O' grande dia e eu já tenho papa, prato, cadeira e colher a postos! 

1 comentário:

Sílvia S. disse...

E se fizeres como te der na real gana? Se com a tua filha resultou bem, para quê mudar? O meu menino de Ouro, que está com 4 meses e meio, começou com a sopa e a fruta, só anteontem experimentou papa. Gosta de tudo, por enquanto. Cada cabeça a sua sentença, de facto.