quarta-feira, outubro 21, 2015

Da papa


Tivemos indicação para começar pela papa nesta nova etapa de vida e do desenvolvimento do Afonso. Durante esta semana ao almoço vai ser assim, habituar-se a engolir, a comer com uma colher, a uma textura diferente - mais espessa e consistente - e a um sabor diferente que não o do leite. 
A papa aconselhada pela pediatra foi esta que podem ver na imagem - Primeira Papa da Nutriben de Milho/Arroz. 
Quando a pediatra referiu 'milho/arroz' achei logo que a mesma devia de ser intragável e com um sabor horroroso, mas quando a fiz e provei um bocado, qual não foi o meu espanto de a achar doce e agradável. Ele claro, adorou. Ainda não sabe muito bem o que fazer à língua, cospe alguma fora, mas o truque é enfiar-lhe a colher na boca de forma a que o reflexo imediato seja mais de engolir do que de deitar fora. E resulta.
Agora o pequeno e único 'senão' desta história: a papa é de facto doce e saborosa e isso despertou a minha curiosidade em ler a composição e lá estava a palavrinha temida - "açúcar" - na mesma. A pedi tinha dito "nada de açúcar e nada de sal" - o que é óbvio num bebé tão pequenino, mas sendo assim, com uma papa com açúcar na sua composição deverei continuar a dar-lhe? Mais, foi ela que a prescreveu, será que sabe que a mesma leva açúcar? 
Pelo sim pelo não vou enviar-lhe um email a questionar esta situação e ver o que me diz. 
Falaram-me nas papas dos supermercados Miosótis, que não têm qualquer conservante e são completamente biológicas (assim como de sabor intragável, segundo me disseram) - em que poderia, eventualmente, colocar um pouco de sveltia (um adoçante 100% natural), mas confesso que me custa dar algo de sabor tão 'duro' a uma criança que está agora a habituar-se a comer e a desenvolver o paladar. Bem sei que é para o bem dele, mas nessas coisas não sou extremista e opto pelo bom senso. 
Trabalho com marcas e não sou nenhuma ingénua, sei bem o que interessa ou não destacar numa comunicação ao consumidor, assim como também sei que as marcas de comida, por estarem sujeitas a uma série de regulações, estão cada vez mais atentas a estas questões, alterando e modificando muitos dos ingredientes da sua composição por outros mais saudáveis a fim de evitarem crises, seja junto do público/consumidores, seja dentro da própria indústria.
Não sei se será o caso da Nutriben, mas quero acreditar que sim. Para já vou-lhe dar o benefício da dúvida - pelo menos até ter a resposta da pediatra. 

Sem comentários: