quinta-feira, janeiro 10, 2013

Como uma campanha viral de transforma numa enorme crise num abrir e fechar de olhos

... Foi o que aconteceu hoje com a Samsung e a sua campanha viral com bloggers portugueses a falarem sobre os desejos para 2013.
Tiveram o azar e a infelicidade de fazer um vídeo com a fashion blogger Pepa Xavier do blogue Fashion a Porter e o resultado foi este que se viu.
A menina, além de ter um tom anasalado irritante, em que parece que tem a boquinha cheia de batatas e aquele ar e postura de "wonna be", teve a brilhante ideia de dizer que um dos seus desejos para 2013 é ter uma carteira Chanel. Pronto, foi a morte do artista. Não há cá paz no mundo, nem acabar com a guerra, nem trabalho, saúde e amor.., enfim, aquelas coisas que as pessoas "normais" dizem e desejam. Que isso é ser demasiado povinho. Uma carteira Chanel é que é. Mas sabe tanto de carteiras Chanel quanto eu de astrofísica, por isso limita-se a dizer "preeeetaaaa, daquelas clássicas", em vez de referir que essas tais carteiras que tanto almeja e para as quais não tem dinheiro, geralmente têm nomes, ou números, pelas quais são/ficam conhecidas. Mas pronto, não se pode exigir muito de uma moça que fala como se tivesse sido vítima de avc.

 
Tudo isto me fez rir muito ao longo de toda a manhã, confesso. Eu e aos meus colegas. Foi um reboliço, com comentários jucosos e muito gozões em relação à pobre criatura. Mas uma coisa serve de lição no meio desta história toda, é impressionante como uma campanha que supostamente deveria ser viral, inovadora e "aspiracional" - como tanto gostamos de referir para este tipo de marcas e produtos - acaba a ser um case studie de como não fazer e uma enorme crise para a marca gerir.
Numa questão de uma a duas horas, as redes sociais estavam inundadas de comentários pouco abonatórios a favor da pequena Pepa, a Samsung retirou os vídeos de imediato (que incluiam outros bloggers como a Maria Guedes, a Susana Rodrigues ou o Tiago Miranda)  - o que foi o pior que podiam ter feito, o pior - dando origem a uma avalanche de gente que decidiu ir à página da Samsung no Facebook e inundá-la de comentários pouco simpáticos.  Ou seja, o pesadelo para qualquer marca com gestão de marketing e comunicação. E claro, não vai parar por aqui, porque toda a gente quer publicar o vídeo da miúda que diz que quer uma mala Chanel, rir-se à custa dela, partilhar com os amigos e torná-la na piada do dia.
Até o humorista Salvador Martinha já fez um vídeo a gozar com o assunto que se chama "O Pepe". Tudo isto numa manhã, em duas horas - o mundo tal como o conhecemos - vira-se do avesso. (Pelo menos o da Pepa virou.)
É este o poder das redes sociais e nem sempre é bom.
E a Samsung deu um valente tiro no pé.
 

Sem comentários: