terça-feira, janeiro 05, 2010

Tenho a miúda em casa. Again. Desde o Natal que anda adoentada. Ora tem picos de febre, ora tem tosse, ora o peito dela pia que nem uma chaleira ao lume. A coisa até podia ter melhorado não fosse a médica ter estado de férias, não me atender o telefone e eu me recusar a levá-la ao hospital. Primeiro teve sapinhos e o apetite evaporou-se. Não quer sopa, não quer sólidos, não quer iogurtes, nem boiões de fruta, nem bolachas, nem nada de nada. Só quer leite e mal e por isso, a hora da refeição, transformou-se num pequeno inferno. Depois dos sapinhos juntou-se uma enorme crise de dentes... os caninos estão a romper (um já está de fora) e o outro a caminho, com eles, os dois pré-molares inferiores. Não admira o estado de espírito da rapariga. Calculo que não seja fácil.
Depois veio a febre, o rabinho assado, os rios de baba, a tosse de 'cão' e o ranho... verde!
Ugh!
Era imperativo: ela tinha de ir ao médico. E foi. E o resultado nem eu sei muito bem, só sei que tem o peito cheio de porcaria e que precisa de limpar. Os aerossóis que temos feito não têm dado resultado, mas temos de os continuar a fazer. Colocar-lhe soro fisiológico no nariz é algo que só filmado, porque tenho, literalmente, de lhe prender os braços e pernas, fazer peso com o meu corpo sobre o corpo dela - numa luta quase greco-romano - para lhe conseguir, à pressa, disparar umas esborrifadelas enquanto ela grita e berra desalmadamente. Tirar-lhe a febre é outro drama. Detesta. Colocar-lhe supositórios, idem.
Só gosta de beber xaropes. Aí sim, é vê-la toda contente a abrir a boca quando me vê de frasco em punho e embora ande há quase uma semana a tomar brufen e xarope para a tosse, a coisa não melhorou e atacámos hoje com o antibiótico.
Espera-me assim outra semana inteira com ela em casa, depois de ter ficado comigo - e de me ter posto a cabeça em água - a semana passada.
Logo agora, que preciso de me concentrar em pesquisar, enviar currículos e aproveitar todos os dias e horas ao máximo nesta corrida inglória contra o tempo.
Bem sei que a saúde dela é a causa mais prioritária neste momento, o pior, é que eu com ela em casa não consigo fazer nada! E tarefas como: estar ao computador, passar a ferro, ir ao supermercado, ir à segurança social, iada, iada, iada, demoram o dobro, senão o triplo do tempo.
Assim não há santo que me valha!
Posso ir ali blasfemar a minha triste sina? Posso?

9 comentários:

Seni disse...

Realmente, com eles não dá mesmo!Espero que ela melhora rapidinho...Mas têm bronquiolite ? Infelizmente tb eu tenho andado nessa luta de supositórios, xaropes e termometros! não é fácil... Já experimentaste os termometros xuxa ? Maravilha! Eu não quero outro.

Márcia disse...

Ui, uma semana completa com eles em casa e não há santo/a que nos valha!!!

Deixa lá que o filme com supositórios, limpeza/aspiração nasal é o mesmo cá por casa, e aplaudo-te por conseguires fazer sozinha, cá em casa temos de ser os dois; um segura no "bicho" e o outro aplica os instrumentos de tortura.

Uma dica que resulta por cá, nós usamos a água do mar (não me lembro do nome...sorry), compra-se na farmácia um frasco com aplicador (força mais baixa) e aquilo manda uma borrifadela potente nariz adentro; a nós parece-nos mais eficaz que o soro e depois aspiramos com o narinhel (acho que é assim que se escreve).

Espero que ajude!

Força e coragem!!!

Beijos grandes,
Márcia

Mafalda disse...

Márcia, essa água do mar não se chama 'rynomher' (ou algo assim muito parecido?) acho que tenho cá em casa, mas para adultos! tenho de ler a bula e ver se também dá para crianças!

Inês, desconheço completamente esses termómetros!!
'xuxa' de nome, só mesmo aquelas bonecas pré-históricas que havia nos anos 80, de cabeças gigantescas, que faziam as minas delícias antes de serem destronadas pelas Barbies ;) LOL
beijos*

Seni disse...

Mafalda, quando digo "xuxa" queria dizer chupeta mesmo!! São uns termometros que são uma chupeta, que lhe mede a temperatura enquanto eles chucham :D.

A água do mar é igual, seja para adultos ao crianças. E é melhor que o soro! Costumas aspira-la ? é essencial ....
Como está ela ?
As melhoras...
kiss

Mafalda disse...

ahahaha, sou tão básica! 'jasus'! LOL
mas olha, desconheço mesmo esses termómetros! nunca tinha ouvido falar, nem nunca os vi! tenho de ver se investigo! isso dáva-me jeito!

opá, eu nunca a aspirei!! e por acaso até tenho o aspirador nasal, mas olho para aquilo e acho que não deve fazer nada!
geralmente, quando lhe coloco soro (sempre que ela me permite!! pois a maior parte das vezes só me deixa pôr numa narina e depois já não consigo colocar na outra!), costumo limpar-lhe a porcaria do nariz com um cotonete. ela odeia, mas lá lhe consigo limpar o 'salão' ;) mas claro que a porcaria que ela tem lá para dentro não sai...
vou ver se dou uso ao aspirador nasal... embora aquilo me cause uma certa repulsa devo confessar! LOL

ela hoje está bem melhorzita! já comeu melhor ao almoço e está cheia d energia, não tem febre e a tosse já diminui, mas ainda continua feia de se ouvir.

Seni disse...

Tens que aspirar!!!! é essencial... cuidado com as bronquilites!! Eu tb era assim, mas desde que vi o Santiago a ser aspirado com um tubo enorme no hostipal, quando tinha 2 meses, perdi o medo completamente! Agora é sem só nem piedade!! Esguicha soro ou água do mar nas duas narinas e a seguir aspira...
kiss

Márcia disse...

Olá,

De facto o soro é algo parecido com rynhomer, mas tens de comprar a força mais baixa para os bebés (é 0 ou 1, não sei bem mas na farmácia dizem-te!!!).

Aspirar é fundamental, eu gosto bastante do narinhel (tb se compra na farmácia);sai montes de ranhoca, devo confesssar que é das coisas que tenho mais nojo de fazer. Lhaccc...

Força a aspirar ranhocas!!!LOL

As melhoras!!!

Beijos grandes,
Márcia

a. disse...

achei piada ao termo aspirar aplicado à Madalena :) eu entendo que é aspirador nasal, mas n consigo de deixar de achar piada :)

coisas que não vou achar piadinha nenhuma qd tiver de "aspirar" um rebento meu :)

as melhoras para ela e muito boa sorte para ti Mafalda!!
Beijinhos *

Maffa disse...

Eu já ouvi dizer por um médico que aspirar näo é bom! Porque estimula a producao de ranhoca. O médico dizia, quanto mais aspirar mais ranhoca é produzida. Faz algum sentido, e como eu detestava usar aquilo, assentou-me que nem uma luva. Eu só poho soro , mas à carragadas. Coitado o m. já sabe e tuo que vem a tortura, e näo há hipótese. Minimizo o numero de vezes que ponho (máx 3 por dia) mas depois ponho bastante de cada vez. É que o soro faz sair tudo, e o q funciona melhor de tudo é qd vejo q ele vai espirrar tapo-lhe com o meu dedo uma das narinas e sai montes de procaria pela outra.
yummi yummi q conversa nojentinha :pp