quinta-feira, janeiro 14, 2010

truques de maternidade

A Madalena anda com uma tosse horrorosa desde o Natal. Já ficou duas semanas em casa, já foi ao médico, já tomou xarope para a tosse, xarope bronco-dilatador, xarope caseiro de cenoura, antibiótico, ben-u-ron, brufen e tudo e mais alguma coisa. Nada resultou.
Todos os dias lhe espeto com carradas de soro pelo nariz abaixo - com ela a bater-me nas mãos, a berrar e as espernear que nem uma louca - sem resultado. Todos os dias lhe faço vapores com a máquina, de manhã e à noite, sem resultado. Todos os dias lhe esfrego o peito e as costas, de manhã e à noite com uma pomada tipo Vick´s (que se chama Transpumina se não estou em erro), que a deve aliviar - porque ela gosta - mas sem resultado.
Todos os dias, assim que a deito, ela começa a tossir. Tosse, tosse, tosse, acorda por estar aflita, chora, volta a adormecer, volta a tossir, volta a acordar.... Tem sido assim todos os dias. O peito dela 'ronca' e a respiração é ofegante. Depois do antibiótico voltou a ficar com pingo e ranho no nariz e eu já não sei que mais lhe hei-de dar.
Ontem, em desespero de causa, decidi fazer aquilo que li num email que recebi já há muito, muito tempo, sobre a tosse e que consiste em meter vick´s na planta dos pés.
Não tinha Vick´s cá em casa, por isso, improvisei e meti a pomada que é em tudo semelhante ao Vick´s, até tem o mesmo cheiro.
Coloquei e aguardei.
E não é que deu resultado? Não se ouviu ela tossir durante toda a noite!
Hoje volto a fazer o mesmo.

4 comentários:

Seni disse...

Oh que garota linda! Tu bem insiste em não a apresentar ao meu Santiago mas lixaste que ainda havemos de ser comadres!!! ahahhaha
Olha que eu não sabia nada desse truque! A net é qq coisa de extrordinário realmente!

Mafalda disse...

atão mas ó gaja, eu sempre disse que o teu filho é meu genro e que SOMOS comadres!!!
que conversa é esta?!? LOL

olha que a cena do vick´s nos pés dá mesmo resultado! por isso, quando o Santiago estiver com tosse dias a fio, já sabes ;)

Maggie disse...

Oh my God, será que resulta com adultos tb?? A tosse é um grande problema que eu tenho...

Mafalda disse...

Magda, se dá em adultos não sei,mas da próxima vez que eu estiver com tosse, vai ser certinho-direitinho: vick´s nos pés e mais nada!
tenho feito todos os dias à Madalena e ela nunca mais tossiu de noite na cama! nem se ouve!