terça-feira, dezembro 02, 2014

ainda há boas notícias

 
Orgulho! A 'minha' escola secundária foi considerada a melhor escola pública nacional e com muito mérito. Nesta escola tive alguns dos melhores professores que encontrei no meu percurso escolar, mais do que na faculdade e isso foi visível ao nível do Português, da História, da Filosofia e até de actividades como teatro ou rádio. (Foi aqui que me nasceu o 'bichinho' da comunicação). Eram pessoas empenhadas e exigentes, que acompanhavam os alunos e se preocupavam verdadeiramente com eles. Nunca me hei-de esquecer do meu professor de português, Aníbal de seu nome, exigentíssimo, mas que me fascinava e me fazia gostar ainda mais da nossa língua mãe, pelo seu empenho e gosto com que nos explicava a matéria, os poemas de Bocage, ou livros pesados como a Síbila, Frei Luís de Sousa ou Eurico o Presbítero. Ou a professora de Filosofia, 'Cleópatra' de alcunha, pelo seu estilo hedónico e cabelo muito preto com franja muito recta, cheia de pinta e inteligentíssima. Foi nesta escola que saí com médias elevadíssimas para os exames nacionais e foi nesta escola que, no exame nacional de História tive um 20! (Sim, eu era uma pequena croma, mas a verdade é que sempre gostei de estudar).
Numa altura em que o ensino público enfrenta grandes dificuldades, este é um exemplo a seguir. Parabéns Escola Secundária Raúl Proença, saudades dos velhos tempos de 'liceu'.

Sem comentários: