terça-feira, março 31, 2015

27 semanas


Ainda não falei aqui da minha consulta na MAC a semana passada. Como estive internada na maternidade agora sou seguida lá, nas consultas de gravidez de risco e deixei de ir à minha obstetra. Claro que antes tive oportunidade de lhe ligar e falar com ela a explicar o assunto e ela concordou que, face à situação, faz todo o sentido passar a ser seguida lá. Na 5ª feira lá fui, esperei um bocadinho mas fui rapidamente atendida pela Dra. Isabel Nogueira, de quem gostei muito. A partir de agora, à partida, será ela que me acompanhará até o Afonso nascer. Pareceu-me boa profissional, bastante competente e experiente e numa rápida pesquisa pela net sobre ela, as opiniões que encontro de todas as grávidas e mães são super positivas.
O diagnóstico traçado foi o seguinte: barriga e tamanho da mesma de acordo com a fase de gestação, peso 'OK' (até agora engordei 7 quilos, um por mês, o que não está nada mal), tensão boa e bebé com bons reflexos e com o coraçãozinho a bater rápido como se quer, quanto ao colo do útero é que não há volta a dar e, como tal, as recomendações foram de repouso total, sem autorização para cozinhar, estender roupa, passar a ferro, aspirar, subir escadas, enfim, não fazer absolutamente nada de nada a não ser descanso, descanso, descanso até às 34 semanas, ou "corre o risco de voltar a ficar cá".
Por isso tenho acatado. Contrariada, mas acatado. Há dias em que tantas horas deitada ou sentada no sofá me deixam quase 'quadrada' e sem posição, em que fico com a neura e farta de estar fechada em casa, não conviver nem falar com quase ninguém e de sentir o tempo a passar e eu com tudo por organizar. Há outros em que consigo levar melhor, mas toda a situação deixa-me um pouco à beira de um ataque de nervos. A verdade é que esta gestação não tem sido muito tranquila e emoção é coisa que, ultimamente, não tem faltado.
Na próxima semana volto à maternidade para fazer ecografia e avaliar o tamanho do colo do útero e nova consulta com a Dra. Isabel. Até lá tenho de descansar bastante, fazer pouco ou nada e ter muitaaaaaaa paciência. 
Bem me dizem para ler, ver séries e filmes ou escrever, mas a verdade é que não tenho vontade de fazer nenhuma dessas coisas. Sei que parece um contra-senso, mas é como se tivesse perdido a vontade de fazer o que quer que seja e só me apetece fazer aquilo que não posso. (Tal como a canção do António Variações, 'Estou bem onde não estou, só quero ir aonde não vou...").


Sem comentários: