quarta-feira, novembro 07, 2012

Quinta da Aveleda

 
Há duas semanas tive de ir ao norte em trabalho. Foi tudo muito rápido (e cansativo), - o típico ir e vir no mesmo dia, sair muito cedo e chegar muito tarde - onde já começa a faltar a vontade para aguentar estas empreitadas, mas nada nem ninguém me tinha preparado para o que iria encontrar.
Ter a oportunidade de ser recebida, almoçar e visitar a Quinta da Aveleda, em Penafiel, é um verdadeiro luxo. Esta quinta produtora de vinhos, empresa familiar e 100% portuguesa que já vai na 5ª geração - um feito louvável - é o mais próximo que conheço de conto de fadas. É que para onde quer que me virasse, o cenário em meu redor era tão lindo e tão perfeito, digno de um quadro impressionista, que era impossível não me sentir feliz e abençoada por ali estar.
O expoente das cores outonais que eu tanto amo, a simbiose perfeita de verdes, castanho terra, amarelos e bourdeaux, a paisagem de cortar a respiração, a calma e a tranquilidade de quem sabe que o tempo é um bem precioso que merece ser respeitado, tudo ali pede para que fiquemos mais um pouco e deixemos esta vida frenética que nos consome bem lá longe, como se fosse apenas uma recordação.
E depois há as histórias, as peculiaridades que fazem dos pormenores as marcas de referência que transcendem a sua própria grandeza, o detalhe da dedicação e da honra na família, o respeito pela riqueza que a terra nos dá e que é fonte de vida. É impossível não nos sentirmos esmagados por tanta beleza e um enorme respeito e orgulho por sabermos que, para além de toda a crise que assola este país, para além do cinzento com que pintamos as nossas vidas diariamente, ainda há cor, beleza e esperança em pedaços encantados de Portugal.
 
Se os lugares mágicos existem, este é certamente um deles.
 
 


3 comentários:

Maffa disse...

que bonito!! (texto e lugar!)

Mafalda disse...

é lindo Mafalda (o lugar). fez-me tão bem, mas tão bem, que não conseguia parar de sorrir! há lugares assim, que têm efeitos mágicos e imediatos no nosso ser pela quantidade de boas energias que nos provocam!E este é, sem dúvida, um deles!
beijinhos**

a. disse...

é mt bonita :) o meu pai tem uma história de rir com essa família, temos também uma casa aí mt perto e por isso passo pela quinta algumas vezes, e em pequena era lugar de rumagem obrigatória pela escola :) belo sitio!