quinta-feira, novembro 27, 2014

um cantinho acolhedor

 

Ontem, por motivos de trabalho, fui almoçar ao Cantinho do Avillez no Chiado. Nunca lá tinha estado, nem entrado e gostei da simplicidade despretensiosa e acolhedora com toques de cultura portuguesa presente nas mais pequenas coisas. Gostei dos pormenores à mesa, que tão facilmente podemos recriar em nossa casa, basta apenas um pouco de imaginação, como a base feita de rolhas de cortiça, uma forma de pudim a servir de cesto do pão ou os pequenos púcaros de inox que servem para as mais variadas coisas - colocar azeitonas, molhos, etc. - do chão com mosaico hidraúlico ou dos pratos cavalinho na parede. Gostei do grande lavatório em pedra mármore e das entradas que foram a minha perdição (as mini empadinhas de perdiz estavam qualquer coisa de transcendente, quentinhas e fofas que só elas, devorava umas vinte - sem exageros - e pronto, ficava almoçada, nem precisava de mais nada, bastava-me as mini empadinhas de perdiz para ficar consolada...) Mas fui comedida, uma verdadeira lady (e não lontra) e só comi uma, guardei-me para a fritada de farinheira, para a broa de milho e azeitonas, para as lascas de bacalhau em cama de legumes e para o gelado de avelã no final. Sou menina para isso e muito mais, que apetite é coisa que me assiste em doses duplas, mas saí de lá bastante satisfeita e com a barriga a bater palminhas.
 

1 comentário:

Maria disse...

Até a minha barriga dá palminhas só de ver esses pratos maravilhosos!
Que sítio tão giro.
Bjs