quinta-feira, setembro 17, 2015

Começou a escola e nós voltámos a actualizar o blogue!

As meias puxadas até ao joelho a la futebolista? Ideia do pai. 
Um mês depois e eis-nos de regresso a este cantinho. É verdade que não me esqueci do blogue, mas o meu último mês tem sido tudo menos calmo e apesar de me lembrar frequentemente de que já não escrevia nada há muitooo tempo, a verdade é que os dias sucedem-se a uma velocidade vertiginosa e quando dou por mim já só quero é deitar-me e descansar, aproveitando o pouco tempo que me resta.
O que posso dizer deste último mês? Bom, fizemos uma mudança de casa - que foi uma coisa surreal! Só quando mudamos de casa é que nos damos conta da quantidade de tralha que possuímos e aqui não foi excepção. Menos de 7 dias depois da mudança rumámos ao sul com os filhos para umas merecidas férias. O tempo nem sempre colaborou e com um bebé tão pequenino as férias deste ano foram diferentes e tiveram um sabor agridoce. Claro que sabe bem mudar de cenário, mas por outro lado, com um bebé tão pequenino, as férias tal como as conhecemos não foram bem férias não sendo por isso de admirar que estive dez dias no Algarve mas nem sequer ganhei cor. Houve muitas sestas (para ele, obviamente) muito tempo em casa, idas à piscina só alternadas e ao final da tarde - depois das 17h30 -, praia nem vê-la e alguns passeios nocturnos pela vila só para desanuviar e enquanto ele dormia no carrinho. Quem gozou à grande foi a mais velha que entre mergulhos na piscina e 'mergulhos' nos insufláveis e voltas no carrossel, se há alguém que aproveitou as férias em grande, foi mesmo ela.

Quanto ao Afonso, em um mês e meio desenvolveu-se imenso. Está grande, simpático e bem disposto. Uma delícia. Também já está um bebé gordinho e cheio de refegos, longe daquela imagem delgadinha com que nasceu. Dá boas noites, é comilão e adora andar na passeata. Neste mês e meio, com férias incluídas, não estive propriamente quieta. Ainda me ando a adaptar à nova casa e há imensa coisa que estranho em relação à última onde vivia, a começar pelo barulho - seja de rua, como dos vizinhos. Também ando (ainda) em processo de arrumações. Sozinha em casa e com um bebé as coisas vão sendo feitas aos poucos, mas já consegui arrumar a maior parte e até pendurar quadros, apesar de ainda existirem alguns caixotes no escritório que clamam pelo seu lugar. Não tem sido fácil e, mais uma vez, constato que as minhas licenças de maternidade têm sempre tanto de solitário como de extenuantes. (Com a diferença de que eu sinto que já não tenho a mesma energia e vitalidade de quando tinha 29 anos). Esta coisa de ser mãe depois dos 35, a única parte "chata" na matéria, é que já não se é propriamente 'nova' e há coisas que o peso da idade começa a acusar. Mas lá vou tentando levar a coisa o melhor que consigo. Os dias começam cedo e acabam tarde. Nesta segunda volta da maternidade, o que mais me custou (ou tem custado), é a privação do sono e depois de tantos meses em casa durante a gravidez, confesso que começo a ansiar por trabalhar  ou sentir-me activa - apesar de, por outro lado, saber que ele é tão pequenino e o meu regresso ao trabalho me deixar apreensiva precisamente por isso. (Mães, sempre a culpa a cair-nos em cima) De resto, este nosso mais novo também já tem creche e ontem fomos reunir com a educadora. A partir de Novembro começa a ir gradualmente até ao dia em que começo a trabalhar. Vamos ver como corre o processo e como ele se adapta.

Neste mês e meio o Afonso fez ainda um exame respiratório no Hospital da Estefânia - por causa do barulho que ele faz ao respirar - e onde ficámos a saber que o barulho pesado se deve à imaturidade do sistema respiratório, mais propriamente à traqueia mole ou laringomalacia. Nada de grave, não requer medicação e onde, basicamente, só temos de dar tempo ao tempo que acabará por passar. Respirámos (literalmente) todos de alívio.


Quanto à mais velha, está gigante, um pouco respondona e começou ontem a escola. Espero que neste segundo ano, que todos dizem ser exigente e difícil, ela se aplique e leve os estudos a sério. Fazer fichas de revisão de matéria nas férias foi um "não assunto" e motivo de várias discussões. Não estava nem aí para a escola e inventava mil e uma desculpas para nada fazer. Valeu-lhe alguns castigos (como não ir à piscina) com muitooo drama à mistura.


Ficam algumas fotos (até disso me esqueci nestas férias onde deixei a máquina em casa) Valeu-nos o meu sogro que nos emprestou a dele e onde fomos registando alguns momentos. 
Até já!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que ricas bochechinhas que tem o Afonso! E ela também está uma pequena buda!

Maggie disse...

A minha filha tb teve laringomalacia. E é isso, passa com o tempo :) Qd deres por ti ele já não faz aqueles barulhos arrepiantes de ouvir! ***