terça-feira, fevereiro 14, 2012

Friends will be friends?


Já aqui falei várias vezes sobre as amizades, como as mesmas se transformam, ou tão somente, como deixam de fazer sentido. Também já aqui falei de como as minhas amizades têm sofrido alterações ao longo dos anos, com avanços e recuos, como, acho, acontece com toda a gente.
Não sou utópica ao ponto de achar que as amizades mais antigas, manter-se-ão inalteradas com os anos,  ou que o grau de proximidade e intimidade com certa pessoa(as) não se altera. Mas este fim-de-semana constatei, num jantar entre amigos que, por mais que aparentemente esteja "tudo bem" e que continuemos a nos encontrar para jantares e comezainas, para rir e conviver, aquilo que nos prende, aquilo que realmente nos une, é quase nada. É um fiozinho muito ténue, quase quebrar.
E que não é isto que define uma amizade. Não são as vezes que nos sentamos a uma mesa para rir e comer e fingir que está tudo bem. Não é que não seja bom e que esses momentos não sejam, igualmente, necessários. Mas uma amizade deverá ser mais do que isso, certo? Para isso eu não preciso de amigos, tenho "conhecidos", "colegas", pessoas com quem convivo sem achar que tenho com os mesmos uma relação de cumplicidade, de partilha ou, até mesmo, familiar. E sim, eu sei que muitas vezes sou possessiva e dura, com laivos de ciumeira à mistura, mas quando o faço - e se o faço - é porque realmente me importo com as pessoas, é porque gosto delas a sério, é porque me sinto magoada.
Caso contrário estaria a marimbar-me para o assunto, não estava nem aí, queria lá saber se iam passar férias, quando iam passar férias ou com quem estão. Se o faço é porque me sinto e, já dizia a minha mãe, "Quem não se sente não é filho de boa gente".
E eu subscrevo.

1 comentário:

Maffa disse...

iii que bom post para mim, estas ultimas semanas estou mesmo a acabar com uma amizade que eu achava que era especial. Acabar dentro de mim, porque näo quero fechar portas a pessoas que foram importantes na minha vida mas que de dia para dia me vieram a desiludir até ponto sem volta. E o pior é que me sinto usada e com lixo que já näo serve e fica de lado... Bem, o que para aqui vai... sorry :)