segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Respect

Sabem aquelas pessoas que nos irritam, pela postura, pela maneira de ser ou de estar na vida, pela forma blasé com que lidam com tudo? Pois bem, conheço uns quantos casos assim - e que geralmente merecem o meu desprezo mais profundo - e depois tenho outros, com os quais lido todos os dias e que, por mais que queira, não consigo ficar indiferente. O que este post tem de diferente - e não, não se trata de uma dissertação filosófica da vida embora pareça - é que aprendi a dar uma nova oportunidade a essas pessoas, ou melhor, a tomar consciência de que todos, sem excepção, não somos aquilo que parecemos ao primeiro olhar e ao primeiro julgamento. Contra mim falo, que nessas coisas sou bastante implacável,  - "qualidade" típica escorpiana, onde uma vez julgado, julgado para sempre - dando pouco ou nenhum crédito a quem me cai em... pois, isso, descrédito.
Bom, isto tudo para dizer que tenho uma colega que, apesar de já aqui estar a trabalhar há uns 3 ou 4 meses, de início me irritava profundamente. Bom, irritou a quase todos, é certo, mas que aprendi a relativizar. Aliás, sei que aquilo não é defeito, é mesmo feitio e pronto, com base nessa premissa, lá vou lidando com ela, dando-lhe pouca confiança, mas rindo-me em conjunto de algumas situações banais que permitem a socialização.
Na sexta-feira descobri-lhe o blogue e fiquei siderada. Aquela pessoa, ligeiramente arrogante e irritante, afinal, vai-se a ver e escreve como ninguém, é dona de sensibilidade e, pasme-se, até bom senso, além de culta, extremamente e estupidamente culta.
Confesso que fiquei assim a modos que, ligeiramente invejosa. Sim, assumo, o meu pecado capital é a inveja e toda a gente que escreve estupidamente bem e viaja e conhece mil e uma coisas interessantes que dão sempre óptimos temas de conversa e despertam a atenção dos outros. Queria ser uma dessas pessoas. Mais, esta pessoa de quem falo tem 2 filhos pequenos, - um deles da idade do meu - e é magra, estupidamente magra e culta. (ah, porra, esqueci-me que já tinha mencionado essa característica mais do que uma vez, esta minha parte invejosa bloqueia-me o cérebro).
Bom, tudo isto para dizer que fiquei a vê-la com outros olhos. Merece o meu respeito. Consigo escrutinar-lhe ligeiramente a alma e analisar - qual psicóloga - alguns dos comportamentos demonstrados.
Claro que isso não invalida que, em certas coisas, continue a achar as atitudes dela meio desbocadas ou temperamentais, mas, como tudo na vida, há uma explicação por detrás das mesmas.
E, by the way, o blogue dela tornou-se uma das minhas leituras diárias. (que não irei revelar aqui, sob pena de alguém a conhecer e descobrir de quem falo, o que, convenhamos, não é bom).
Mas pronto, era isto. A vida a dar-me chapadas de aprendizagem.
É sempre um bom tema para uma segunda-feira de manhã.

2 comentários:

Maggie disse...

Hello :) Sou a Magda, do LJ. Agora já tenho um perfil todo pipi, porque andei a tentar perceber melhor aqui o blogspot e criei um blog tb.

Sim, tb já tive surpresas dessas. Felizmente ainda há muita gente a surpreender-nos pela positiva :) Quando conhecemos melhor alguém (e suponho q essa pessoa se dê a conhecer melhor via blog) descobrimos que afinal por trás de uma aparência x há um todo um mundo y que até vale a pena :)

E já agora, o meu blog: http://pprettyplease.blogspot.com/ (de moda/beleza) :)

Maffa disse...

e a pergunta é: como é que descobriste o blog da rapariga?
eh eh