quinta-feira, dezembro 19, 2013

Abri a caixa de pandora…

Quando permiti à minha filha que furasse as orelhas e usasse brincos. Claro que a pequena cria, vaidosona como se quer, não resistiu a mostrar às amigas e coleguinhas do colégio que agora faz parte do restrito grupo das meninas que tem “as orelhas furadas”. Ontem, quando a fui buscar à escola, cruzei-me com a mãe de uma das meninas que não perdeu a oportunidade para me dizer: “Sabe, a minha filha agora diz que também quer furar as orelhas e que a Madalena, que só tem 5 anos, já tem as orelhas furadas e ela não. Andamos em negociações.”
Apesar de ter sorrido e brincado com a situação, encarei aquele comentário quase como uma recriminação, do género: “Furaste as orelhas à miúda e agora ando eu aqui às voltas com a minha que também quer”, porque percebi que aquela mãe faz parte do grupo de pessoas que não aprova que se fure as orelhas às crianças quando elas ainda não têm, no mínimo, uns 10 anos. (Ou então sou eu que sou uma desconfiada em tudo e acho sempre que comentários destes têm o seu “quê” de maledicência, mas adiante.)
Imagino que aos olhos de outras meninas, igualmente vaidosonas e igualmente com 5 ou 6 anos, o facto de ter algo que as distingue do resto do grupo as torne especiais e admiradas, gere comentários do tipo “se ela tem porque é que eu não posso ter?”, que nem sempre são fáceis para os pais gerir. O que eu não tinha noção e desconhecia, é de que existe tanta gente que não concorda com o furar as orelhas a uma criança de “apenas” 5 anos. Que é “demasiado pequena”, “que devia de esperar mais um pouco”, que isto e aquilo…
E eu penso, "what’s the problem?" Lembro-me de ser criança e ter as orelhas furadas. Mais, lembro-me de ser criança, ter as orelhas furadas e de andar com as mesmas sempre infectadas – coisa que, felizmente, não se verifica com a pequena cria. Lembro-me de ser criança, de ter as orelhas furadas e de andar com argolas de ouro nas mesmas. Lembro-me de ser criança, ter as orelhas furadas, andar com argolas de ouro e com os meus dentes de leite pendurados nas mesmas. E isso sim é que era tenebroso! (Que raio de moda foi aquela nos anos 80?!?)
Agora, brinquinhos em forma de pequena flor não, isso é apenas “fofinho”.

1 comentário:

Maffa disse...

Por amor de Deus! agora tu näo ias deixar a tua filha furar as orelhas porque as outras meninas da escola também iam querer...
Eu respondia isso a essa mäe para ela ver o ridiculo da questäo.
Eu também vou furar as orelhas à Laura se ela quiser aos 3 ou 4 ou 5 anos. é lá coisa que uma pessoa se arrepende? näo me parece...
beijinhos Há q tempos que näo visitava o teu blog!! foi muito bom voltar