segunda-feira, dezembro 16, 2013

Das festas de Natal escolares

Este fim-de-semana lá tive a festa de Natal da escola da miúda. Não querendo parecer uma “desmancha-Natais”, mas sendo, escusado será dizer que as festas de Natal e de fim de ano lectivo do colégio da miúda são a maior seca a que tenho assistido nos últimos anos.
O que deveria de ser um momento divertido, a oportunidade para as famílias verem as suas crianças num momento de alegria, de celebração, leve e com gozo, acaba por se traduzir numa festa que pretende dar o salto maior que a perna. Este Natal então, ultrapassou o cúmulo do razoável e o resultado foram quase 3 horas de seca – literalmente seca – para o pouco tempo que as crianças aparecem e são as protagonistas da festa para alegria dos familiares.
Claro que há muitos miúdos e salas, dos bebés aos mais crescidos e todos entram e participam, mas o que me irrita no meio daquilo tudo são as histórias e situações que inventam e que metem as crianças a fazer. A máxima “keep it simple” ali não se aplica e o resultado de tal forma ambicioso, acaba por traduzir-se numa festa longa, extremamente longa para famílias, bebés e crianças terem de presenciar, assim como uma história que de Natal tinha pouco, sem fio condutor, com falas que não se percebem (obviamente que eram crianças e que só isso já torna a coisa complicada de gerir). Não seria mais fácil metê-los a todos a cantar, fazerem alguma coreografia ou peça de teatro e um espectáculo mais simples? Ficávamos todos contentes e acho que os miúdos desfrutavam mais. Já para não falar dos problemas técnicos que decorreram durante toda a festa e que a tornaram ainda mais prolongada do que deveria de ser.
A minha experiência de festas de Natal resume-se a este colégio da Madalena, já que no outro em que ela andou, era tão pequenina que nunca fizeram nada do género, mas depois, em conversa com outras colegas de trabalho que também são mães, constato que sou a única que não gosto das festas de Natal da escola da miúda. Serei a única a pensar assim? É certo que tenho fama de ter espírito crítico apurado (vulgo, mau feitio) e com a idade tende a ficar mais exigente (piorar), mas as pessoas que me acompanham e que presenciam a cena, concordam todas comigo.
 
A de Natal já foi, agora, lá para finais de Junho volto a actualizar este tema.

3 comentários:

cassiopeia disse...

li agora isto e lembrei-me de ti:

http://www.dee-dee.net/2013/12/17/festas-de-natal-da-escola/

Mafalda disse...

Ainda bem que não sou a única! uuffaaaaa! ;)

Maffa disse...

Ah ah adoro a tua sinceridade!
Aqui na dinmarca näo há disso.
A festa de natal foi irmos à sala e fazer recortes e enfeites de Natal junto com os miudos...
A mim irrita-me um bocado, parece-me demasiada preguica dos educadores, ao menos uma musiquinha podiam pôr os miudos a cantar.