quinta-feira, setembro 24, 2015

Aveiro é muito mais que ovos moles

Fizemos uma escapadinha. Um fim-de-semana só dos dois, sem filhos, só para descomprimir, passear, aproveitar o tempo ao sabor da vontade, sem sestas, sem horários, sem desenhos animados e sem passeios pelo parque.
Um fim-de-semana para namorar e retemperar forças. Têm sido meses loucos os nossos e o corpo acusa o cansaço. O corpo e nós, pelo que decidimos tirar um "me time". A cidade escolhida foi Aveiro. Geralmente costumamos rumar a sul, mas já andávamos para ir a Aveiro há tanto tempo que lá nos decidimos que era desta. E que óptima escolha fizemos! Aveiro é uma cidade cheia de vida, turismo, com imensa oferta cultural e recreativa, bons restaurantes, espaços verdes, comida deliciosa (muito peixe fresco e marisco), doces de comer e chorar por mais (tudo leva ovos moles!!), praias belíssimas e excelentes iniciativas e infraestruturas. Gostámos tanto que até nos víamos a viver lá. A ria ali tão perto, os canais que atravessam a cidade, dão-lhe personalidade e calmia, além de ter tudo - desde teatro a museus. O equilíbrio perfeito. Ficámos no Hotel Moliceiro, (que é excelente no serviço e com um pequeno almoço de sonho) mesmo no centro, o que nos permitiu andar sempre a pé e estar perto de tudo. Claro que não podíamos ir a Aveiro e não aproveitar para andar de bicicleta - as famosas Bugas - já que a cidade é plana e super adaptada a este meio de transporte, ou fazer a visita guiada de  moliceiro e conhecer um pouco melhor a história destes barcos. 
Quanto aos restaurantes, ao almoço petiscámos (tapeámos) várias coisas na Tasca do Sal - ao mais puro estilo de nuestros hermanos - mesmo em frente à ria, depois de explorarmos a cidade a pé. Nota dez para a sopa do mar, picante e cheia de peixe e gambas e para a cidra. Só com isso levaram-me ao sétimo céu. 

À noite optámos por um restaurante mais "fancy" e caprichámos um bocadinho mais na vestimenta. Fomos experimentar o restaurante Sal Poente e a experiência também foi óptima. Um espaço elegante, com boa comida, boa selecção musical e bons vinhos onde o bacalhau é o ingrediente de excelência da casa.

No dia seguinte fomos até à praia, fotografámos as tradicionais casinhas de madeira às riscas e almoçámos pela costa nova na Canastra do Fidalgo, restaurante reconhecido pelo bom peixe e marisco. Aqui, mais uma vez, optámos por um pouco de tudo - de gambas a amêijoas à bulhão pato, passando pelo presunto, a sopa do mar ou a salada de polvo - saí do restaurante a rebentar (literalmente) as costuras. 

Foi um último fim-de-semana de verão excelente. Ameno e com sol, que passou a voar e que nos mostrou que a norte residem verdadeiras pérolas preciosas que merecem ser visitadas e que pedem para voltar. 

1 comentário:

Helena disse...

Adoro Aveiro! O meu marido é de Aveiro e ainda tem família lá por isso temos um carinho especial por essa terra :)