quinta-feira, setembro 29, 2016

Como foi a minha operação às varizes?

Foi simples e rápida, menos complicada do que eu esperava, mas agora vêm as dores e as pernas negras, apesar de estar tudo a correr bem.
Confesso que estava bastante nervosa. Coisa de "principiante" e, principalmente, de quem nunca tinha sido operada na vida. (Os dois filhos nascidos de parto natural não contam). A ideia de ir levar anestesia geral, de algo correr mal e de não acordar atrofiava-me e, vá-se lá saber porquê, só me vinha à mente aquela notícia escabrosa de uma mulher que deu entrada no hospital para ser operada às varizes e ficou sem uma perna. 
Eu sei, eu sei, tenho sempre tendência a pensar o pior e esta vez não foi excepção!  Mas, negativismo à parte, a verdade é que tudo correu lindamente e fui super bem tratada pela equipa do Hospital Cuf Descobertas onde fui operada. 
Depois de seis horas em jejum, onde tomei um pequeno-almoço super reforçado, dei entrada no hospital ao meio dia. A minha operação estava marcada para as 15h00, mas só fui operada perto das 17h porque havia um outro senhor que decidiram operar antes de mim. Tudo tranquilo. Uma vez instalada no quarto, a equipa de enfermagem veio dizer-me os procedimentos e indicações antes de ser levada para o bloco operatório e o Dr. Baltazar, que foi quem me operou, veio marcar-me as pernas com marcador nas zonas onde iria fazer as incisões. 
Já no bloco, a última coisa que me lembro foi de me perguntarem o nome dos meus filhos enquanto me ministravam a anestesia e de olhar para o relógio que estava por cima da porta de entrada e de ver as horas: 16h30. De repente "pufff", apaguei e não me lembro de mais nada. Acordei já no recobro, com uma enfermeira a dar-me umas palmadinhas na cara e a dizer o meu nome. Já tinha as pernas com as meias de pressão vestidas e um ventilador a deitar ar quentinho para dentro da minha roupa, porque é natural o corpo arrefecer bastante. Sentia-me muito tonta e com a tensão baixa, a vista ainda um pouco desfocada, mas no geral estava bem. Parecia que tinha acordado de um sono muito profundo e ainda demorei a adaptar-me. Estive duas horas no recobro e subi ao meu quarto eram 19h30. A operação durou cerca de uma hora e foi tranquila. O que achei mesmo espectacular é que a CUF avisa o familiar por sms que a operação começou e que a operaçao acabou. Quando damos entrada no hospital pedem-nos um segundo contacto telefónico precisamente para avisar de quando começa e termina a operação. Não é uma ideia genial? Assim a família escusa de estar ansiosa e sem saber notícias!
Já no quarto e ainda um pouco 'grogue' da medicação e da anestesia, tinha ordens para não me levantar. Trouxeram-me o jantar pouco tempo depois e finalmente comi a primeira refeição do dia. Não sentia dores e estava bem. 
Fui cortada em três zonas nas duas pernas: virilhas, meio da perna - junto à dobra do joelho - e nos tornozelos. Vestiram-me umas meias brancas de compressão onde só se vê os dedinhos dos pés e que tenho indicações de não poder tirar nos próximos dias/semana... Até tirar os pontos tenho de as aguentar e, passados dois dias, a coisa até se tem levado bem, apesar de neste momento haver zonas nas pernas que estão muito negras e de ter dores. 

Tive alta no dia a seguir a operação, ainda pela manhã. Mandaram-me sair da cama e caminhar um pouco pelo quarto, tudo a funcionar bem como se quer e pronto, luz verde para ir para casa.
Sinceramente pensei que fosse pior. Vamos ver como é que a coisa corre com o passar dos dias. Hoje, por exemplo, sinto-me com a tensão muito baixa e um pouco tonta. Também tenho dores, apesar de já ter tomado o analgésico receitado pelo médico. As indicações para a minha recuperação pós-operatório passam por estar sossegada, levantar-me para ir à cozinha, casa de banho e pouco mais. Há pessoas que já foram operadas às varizes, nomeadamente, colegas minhas, cujas indicações eram para andar muito. O meu médico proibiu-me... disse-me que caminhadas só daqui a um mês e que agora era estar sossegada, pernas elevadas e fazer o mínimo de esforço possível. 
Tiro os pontos dia 6 de Outubro. Até lá, é recuperar dia a dia da melhor maneira possível.


1 comentário:

Anónimo disse...

As melhoras e que tudo corra bem!!!!!