terça-feira, janeiro 31, 2017

sobre a beleza dos nossos filhos


Vamos lá falar de um assunto "sensível" e que nos toca a todos(as): a beleza (ou falta dela) dos nossos filhos. 
Há crianças lindas, que as há e há crianças com uma beleza normal, que têm uns olhos bonitos ou uma boca bem desenhada, um traço físico que as distingue e lhes dá graça e também há crianças feias, infelizmente, mas há. Assim como há adultos bonitos e adultos feios. Claro que o que distingue uma pessoa não é apenas a sua beleza física, mas à primeira vista é isso que nos impacta - e não sejamos falsos moralistas a dizer que isso não é verdade, porque é, sim. 
No que toca a crianças o assunto assume contornos mais delicados, porque, à partida, todos os bebés são 'fofinhos e bonitos' e ai de quem disser o contrário. 
Se forem nossos filhos então, ui, só temos é vontade de pôr as garras de fora e agarrarmo-nos ao pescoço de quem disser o contrário, é ou não verdade? 
Hoje, estava eu a vestir o bibe ao Afonso na sala onde os pais deixam os casacos e coisas dos filhos antes de o ir pôr à salinha dele, quando entra a mãe de uma coleguinha de sala - e que eu conheço bem - que me cumprimentou, muito simpática como é hábito e se meteu imediatamente como ele. Entre os tradicionais "Oláááá Afonso, estás bom?", numa questão de segundos e num misto de pensamento expresso em voz alta e o elogio diz isto: "Está cada vez mais bonito e olha, vou-te dizer, tu nem eras um bebé bonito". 
Cabummm, aquilo atingiu-me com toda a a força.
O meu primeiro pensamento foi: "Como assim não era um bebé bonito? O meu filho ERA/É LINDO!"
Não abri a boca, deixei-a ir à sua vida sem interferir com o seu pensamento que, confesso, me caiu mal. Entendo que o tenha feito sem maldade, percebo isso, aquele comentário era um elogio, mas não foi feliz na escolha das palavras - mesmo a pessoa em questão não tendo tido noção das mesmas - mas eu seria incapaz de dizer a uma mãe, "o teu filho está lindo agora, está cada vez mais bonito, mas em bebé não devia assim muito à beleza."
Não se faz, certo? Na minha óptica não se faz. Até porque, se dissesse com franqueza aquilo que acho da beleza da filha dela - que é uma miúda amorosa, super risonha e simpática - se calhar também não iria ser muito bem interpretada. Lá está, é uma menina super simpática e risonha, mas na minha opinião não deve muito à beleza. Mas é a minha opinião, guardo-a para mim.  Seria correcto dizê-lo à mãe? Não, até porque para as mães todos os filhos são lindos, mesmo que o digamos com a melhor das boas intenções, custa sempre ouvir este tipo de coisas que nos são tão pessoais. 
Catalogar as crianças desta forma, faz sentido? Não, não faz, mas no fundo todos acabamos por cair nesses estereótipos, nessa competição cega e surda de "quem tem o filho mais bonito", ou é "melhor mãe". E não nos enganemos, sei bem que quem vê blogues, seja de crianças seja do que for, o grande intuito é cuscar, fazer juízos de valor, dar opiniões, descarregar frustrações como "está mais gorda, parece uma vaca", "está mais magra, a cabra", "a filha tem o nariz a parecer a miss piggy" ou "é feia que dói". Não sou ingénua, trabalho no meio, sei bem o que oiço e vejo por aí e quem tem um blogue, quer queira quer não, habilita-se a isso, a esse escrutínio, mas ouvir opiniões sobre a beleza do meu filho assim a "seco" e feitas em discurso directo, mesmo que o intuito seja o de elogiar... caramba, custa. 
Guardem-nas para vocês, sim? 

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho desagradável dizer a alguém que o filho não é muito bonito mas nesse caso era um elogio no sentido em que se em bebé nem era especialmente bonito está a ficar giro. É daquelas coisas que saiu mal tipo como dizer estás tão gira agora que finalmente perdeste aquele peso todo mas não me parece gravíssimo. Dito isso eu devo ser uma excepção mas tenho 3 filhos e consigo perfeitamente ver que a mais velha era um bebé nada bonito mas é agora uma pré teen gira mas gira, a do meio era uma bebé linda de morrer e é uma miúda perfeitamente banal mas que compensa com a personalidade e a pinta e o mais novo foi um bebé bonito e que melhorou a crescer. Conheço imensos bebés que foram lindos de morrer e se tornar perfeitamente banais e vice versa. Em relação aos blogs, pois essa é daquelas coisas sem muito sentido e que só prova a vaidade da coisa das pessoas precisarem de ter os filhos expostos para desconhecidos dizerem que são lindos e maravilhosos e que querem copiar os kits.