sexta-feira, fevereiro 03, 2012

pequenos luxos

Não suporto frio. Assim como não suporto calor. Ou melhor, eu até gosto do frio - prefiro-o ao calor - mas não suporto ter frio, pois sou uma pessoa gelada por natureza. E ter a casa fria, sentir frio, para mim, é um desconsolo, um tormento. Não consigo, por mais mantas que coloque, por mais casacos que vista.
É por isso que um dos meus poucos luxos actuais é ligar o aquecimento lá de casa. Caramba, uma pessoa tem as coisas e depois tem de passar o Inverno a tiritar o dente para não gastar? Que se lixe! E toca de ligar o aquecimento todos os dias. Mas nem é à fartazana, é assim só à envergonhada, do tipo duas, três horinhas por dia e, mesmo assim, a factura que me chegou a casa esta semana é de me fazer pensar se não compensa mais andar com a botija de água quente amarrada à cintura e com um fato polar vestido. Tenho perto de 200 euros para pagar em gás! Em gás!
Mais, quando digo isto, tenho aquela sensação de a maior parte das pessoas achar piada como quem: "Ah, queres ter aquecimento em casa e estar quente e agora não queres pagar, mula? É bem feita que é para aprenderes a não dar uma de fina. Passa frio como o comum dos mortais e é se queres". Claro que não é bem assim, estou obviamente a exagerar, no entanto, noto que as palavras "aquecimento central" fazem comichão a muito boa gente, como se o facto de estarmos no pico do Inverno e as temperaturas estarem abaixo dos 10ºC fosse uma coisa perfeitamente normal e "suportável", principalmente quando se mora num prédio que data de 1939, onde as paredes são de pedra e faz um frio do caraças.
Mais, quando conto a história todos rematam com um "bom, agora já sabes". O que quer isto dizer? Que por ter uma conta destas vou esquecer que tenho aquecimento em casa? Que vou fingir que estou no Caribe quando me sinto na Sibéria? Que terei de encontrar outras formas de me aquecer? Bom, até posso tentar refrear-me um pouco e nem ligar todos os dias, ou tantas horas (como se ligar por duas ou 3 horas fosse uma "loucura" indigna), mas caramba, eu sou daquelas pessoas que posso ter uma braseira ao pé da cara e acho que assim é que se está bem, que está quentinho e acolhedor, quando toda a gente já só tem vontade é de andar a correr nu pela casa. 
Por isso, estão a ver o meu drama para este fim-de-semana, não estão? Onde dizem que as temperaturas vão ser negativas... Acho que vou até ali à Decathlon ver os fatos para a neve. Assim, além de dar uma de "fina" por ter aquecimento em casa, posso sempre argumentar que comprei o fato porque estou a pensar ir de fim-de-semana até ao Alpes Franceses.

1 comentário:

catarina disse...

A lareira não funciona?

Ainda agora desligámos o nosso pq temos um pequenino (daqueles que ficam com umas barras laranjas qd se ligam) que eu acho que aquece mt mais/rápido do que o aquecimento central. E dá para levar para todo o lado.