sexta-feira, março 16, 2012

Xô tentação, xôôô!

Hoje lembrei-me de um prato que não como faz tempo, mas que adoro!

Tomatada.

Diz que é uma espécie de ovos escalfados com molho de tomate e cebolada (muita cebolada) acompanhados de batatas fritas.

É divino. Só de falar nisso já estou para aqui a salivar qual cão de pavlov.
É divino mas terrivelmente calórico, logo, não como há séculos. Mas hoje, hoje ao ler alguns blogues por essa blogosfera afora - e nem sei bem como nem porquê - veio-me a tomatada à mente.

Há coisas que a própria razão desconhece.

4 comentários:

catarina disse...

Explica lá bem explicadinho como isso se faz, que me parece mt interessante!!!

Mafalda disse...

fazes uma base de cebola (como se fosse um refogado), mas cortado às rodelas. Bastante cebola às rodelas, alho, louro, azeite. Deixar refugar.
Podes adicional um bocadinho de vinho branco e um bocadinho de caldo Knorr para dar sabor.
Adicionas tomate pelado partido aos bocados. Bastante e polpa de tomate, deixas apurar. Juntas um pouco de água e tempera com sal e pimenta. Junta os ovos para escalfar e deixar apurar. Quando estiverem prontos, podes servir. Frita batatas à parte e serve tudo junto, com o molho da cebola e tomate e os ovos por cima das batatinhas... é de comer e chorar por mais.
Enjoy*

catarina disse...

É que parece-me mesmo mt bem, vou experimentar!!!

Gracias guapa

disse...

Tipicamente Alentejano!
ui que saudades desse manjar que a minha avó também fazia!!! ;)