segunda-feira, abril 23, 2012

amigos improváveis


É um filme tão bonito, com uma mensagem tão simples e tocante, que repôs um bocadinho a minha fé na humanidade - e a crença pessoal e cada vez mais arreigada - de que nascemos bons, as circunstâncias é que nos toldam.
Claro que dizê-lo assim é completamente poético e há sempre exemplos que nos provam o contrário e nos levam seriamente a duvidar de tal premissa, mas caramba, saber que se trata de uma história verídica só lhe deu (ainda mais) encanto.
É bom saber, mesmo que seja uma pequena amostra, que há finais felizes, pessoas boas, alguém que se importa e que não desiste de ti, pessoas que aparecem na tua vida com a estranha missão e propósito de a alterar por completo e de te fazer ver e sentir coisas que, até então, nunca te tinhas permitido sequer pensar, acreditar e/ou sentir.
Gosto tanto disso, acredito tanto nisso, que é inevitável não sair da sala do cinema com um sorriso estúpido no rosto.

Aparte - e não querendo dar uma de pseudo intelectual barata ou entendida no assunto (que não sou) - o cinema francês da actualidade está simplesmente soberbo. Bons argumentos, bons elencos, excelentes interpretações, tudo sem os grandes aparatos hollywoodescos, apenas assente no essencial e naquilo que realmente importa: uma boa história.

2 comentários:

disse...

2ª foto "30 mil €???" :)))
Que engraçado, não gosto muito de filmes Franceses, comecei a ver este no Sábado e adorei depois ficou em pause...até agora ainda não consegui ver os 20 minutos que faltam para terminar(ele recebeu a carta com a foto dela)...mas tenho um pressentimento é que está tudo a correr tão bem tão bem que estou adivinhar um final menos feliz!
Não gosto de filmes Franceses por serem sempre muito melancólicos, parados,...deste estava renitente e foi uma boa surpresa ;)

Mafalda disse...

vê o final, vais ver que não te vais arrepender! depois diz-me se gostaste ;)