sexta-feira, outubro 19, 2012

família disfuncional

Os meus pais são uma das (senão mesmo "a") minha maior fonte de stress e tensão do momento. Não me basta já todos os problemas que tenho no trabalho e na vida em geral, não há dia nenhum em que a minha mãe não me sature com as suas conversas e angústias intermináveis, sobre ela, sobre a crise, sobre o meu pai, sobre a família, agarrando-se a mim como uma lapa, como se tivesse de lhe contar tudo o que faço e lhe dar todas as satisfações para ficar satisfeita e viver um pouco mais a minha vida em detrimento da sua. Chego a um ponto em que já não aguento, a sério. Por mais que compreenda, por mais que saiba e queira ser tolerante, por mais que tenha perfeita noção de tudo, chega a uma altura em que só me apetece gritar e afastar-me, não lhes pôr a vista em cima, não conviver, não falar. Porque tudo para aquela gente é um drama, uma angústia, o fim do mundo aqui tão perto, porque não sabem relaxar e levam-me com eles nas suas enxorradas de desespero, provocando-me a mim mais stress, mais angústias e mais preocupações e tendo o "dom " de, na maior parte das vezes, quererem fazer-me sentir culpada por algo que eu acho que não tenho culpa nenhuma. E se eu me afasto de pessoas com as quais não gosto de estar, que me provocam angústia e que não me fazem sentir bem, porque motivo tenho de continuar a fazê-lo com eles só porque são meus pais?
Se eles não sabem aceitar a vida tal como ela é, ou as coisas como são, sem ter de arranjar culpados e terceiros a quem descarregar as suas neuroses, angústias e provações, façam-no indoors e entendam-se entre eles os dois, que é para isso que são casados e deixem-me a mim em paz que já tenho sarna suficiente para me coçar. Mas não, a filha adulta que gostam de continuar a tratar como se ainda fosse uma criança e que acham que têm de controlar e ralhar como se fosse uma menina mal comportada pode muito bem aguentar com tudo, que é para isso que os filhos servem, para lhes darmos reprimendas e descarregarmos as nossas frustrações.
Caramba, Deus me livre de algum dia fazer o mesmo com a minha. E Deus me dê a oportunidade de ter mais filhos, porque isto de ser filha única é um karma muito grande para se aguentar uma vida inteira.

2 comentários:

catarina disse...

Como eu te entendo…

Sílvia S. disse...

Tens de ter calma...