quarta-feira, fevereiro 15, 2017

o nosso 'valentino'


Foi esta conjugação de dois seres que deu origem àquilo que és, que proporcionou que nascesses, que viesses alegrar, desafiar e marcar os nossos dias. Atravessas uma fase particularmente difícil e exigente. És bem disposto, mas também desafiador, autoritário e teimoso. Os terrible two ainda nem chegaram e tu já estás na fase em que as birras, o espernear e os guinchos de contrariado fazem parte do teu comportamento diário - para meu desespero. 
As refeições têm sido uma verdadeira 'tourada' e os meus níveis de paciência andam a bater nos mínimos. As noites têm 'dias' e ainda não é habitual passares uma noite inteira sem dar sinal, assim como é pouco habitual que te deites e adormeças sem dar 'luta', chegando a demorar mais de hora e meia para que, finalmente, te deixes vencer pelo cansaço e nos dês preciosos minutos de descanso. És um furacão de energia, mas também de malandrice, de boa disposição, de arrebatamentos de doçura e de beijos melgados nas minhas bochechas, de cantorias - adoras música - e de carícias que alternam entre o abrutalhado e a moderação (chamada de atenção) para cultivar a meiguice.
O nosso "Valentim", num coração meloso e avermelhado, produzido e imortalizado pela escolinha, com os nomes dos pais que o geraram.


2 comentários:

Anónimo disse...

Como está?
Eu sigo o seu Blog e leio que o seu filho acorda muitas vezes durante a noite e assim.

Sigo, também, o Blog amaeequesabeblog.blogspot.pt da Joana Paixão Brás e da Joana Gama.
No mês passado a Joana Paixão Brás falava que a filha + nova também andava com dificuldades em dormir e foi ao Centro do Bebé.

http://amaeequesabeblog.blogspot.pt/2017/01/oito-meses-de-luisa.html

http://www.centrodobebe.pt/servicos/sono-do-bebe/

Espero que ajude em alguma coisa.

Atentamente,
Cristina Costa

Mafalda disse...

Olá Cristina, obrigada pelo comentário! Conheço sim o Blogue "A mãe é que sabe" e costumo seguir e também já me falaram do centro do bebé, de especialistas do sono, da Constança Cordeiro Ferreira, entre outros... Sempre me mostrei reticente. A verdade é que o Afonso depois de meses muito, muito, muito difíceis, finalmente parecia ter "encaminhado" - não deixa de beber leite e de dar sinal pelo menos uma vez por noite - mas só o facto de não andar a acordar de meia em meia hora como fazia antigamente, para mim já era uma vitória! Eu podia dormir mais de duas ou 3 horas de sono e seguidas! Um luxo!
Ele está melhor, tem fases em que volta a choramingar uma ou duas vezes, mas não é a criança de adormecer às nove da noite e só acordar às 9 do dia seguinte. Não é nem nunca foi e suspeito que nunca será.
Temos de o forçar a dormir, caso contrário, são onze da noite e ainda andar a choramingar na cama, às voltas a fazer resistência ao sono e a levar-nos à loucura.
Não tem sido fácil, tem sido um verdadeiro desafio, há noites melhores que outras e eu, de certa forma acho que já me resignei com isso.
Mas obrigada pelas dicas!
beijinho grande*