quarta-feira, outubro 10, 2012

memories

Esta semana coincidiu com a data em que eu, many, many time ago, me casei. Por outras palavras, se continuasse casada, esta semana tinha celebrado mais um aniversário de casamento. Outubro, Outono, muitas datas importantes a bater na memória, ou não fizessem elas parte de quem eu sou. Lembro-me sempre, independentemente do desfecho ou da situação actual. Foi (e é) uma vivência importante, que me trouxe até aqui, quem sou e onde me encontro. E, acima de tudo, porque foi um dia grandioso, cheio de sol, pincelado com tonalidades de amarelo torrado e bordeaux que invadiam a paisagem de vinhedos que eu tanto amo.
Não cresci a pensar no dia do meu casamento, nem nunca imaginei como seria o meu vestido, se me casaria pela igreja ou se faria uma pequena cerimónia mais intíma. Só quando a situação efectivamente aconteceu e se proporcionou, é que comecei a pensar no assunto e tudo foi como devia de ser, como na altura achava que fazia sentido.
A semana passada dei de caras -  enquanto remexia numa gaveta - com o vídeo do casamento e lembrei-me que ele estava ali, escondido no fundo, com um propósito: que a M. não o visse e me pedisse para o pôr no leitor de dvd.
Ela, que nunca viu uma fotografia do casamento do pai e da mãe, pelo menos que se lembre, iria delirar só com a capa, com a mãe vestida de "princesa". E eu posso estar (e estou) preparada para lidar com todas as memórias que esse dia me proporcionou, assim como com tudo o que se passou depois, mas não para as visualizar. Prefiro tê-las guardadas do que ser confrontadas com elas. Porque dar de caras com memórias, principalmente de pessoas que fazem parte do nosso passado mas que foram importantes numa dada altura da nossa vida, tem sempre o seu "quê" de agridoce que eu não consigo ultrapassar. Por isso prefiro guardá-las longe da vista, longe do coração, para não ser esmagada por elas.
Porque é-me impossível não olhar as fotos daquele dia e pensar: "caramba, estão lindas", sem vergonhas nem falsas modéstias. Porque é verdade.
 
 

1 comentário:

Sílvia S. disse...

Maravilhosa!