quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Django

 
Vi finalmente "Django", o último filme do Quentin Tarantino, premiado com o óscar para melhor argumento original e melhor actor secundário para o actor Christoph Waltz.
Normalmente adoro os filmes do Tarantino e o Django, mais uma vez, não foi excepção.
Mas confesso que apesar de ter ficado satisfeita por o Christoph Waltz ter ganho o óscar pela sua interpretação - pois é um actor genial - e do Tarantino ter sido, finalmente, reconhecido pela Academia, acho que este prémio já peca por tardio.
Django, apesar de ser uma boa história cheia de interpretações e actores fantásticos, não chega a ser tão brilhante quanto Inglourious Basterds (Sacanas sem Lei no título português), onde Christoph Waltz fez "O" papel que o deveria ter levado à vitória do óscar, mas onde nem chegou a estar nomeado. Em Django é bom, mas não chega a ser brilhante, assim como o argumento.
E o que dizer da interpretação do Leonardo DiCaprio que foi simplesmente soberba? Não deveria também ele ter sido nomeado para melhor actor secundário? E o Jamie Foxx, não deveria estar nomeado para melhor actor? Pessoalmente, acho que o Jamie Foxx na sua personagem em Django, foi muito mais além do ponto de vista emocional e de entrega que, por exemplo, Bradley Cooper em "Guia para um Final Feliz".
Mas pronto, isto sou eu e o meu esparco conhecimento e opiniões cinéfilas, para os qual os senhores da Academia não estão nem aí. Mas nada me tira a sensação de que por muito bom que "Django" seja, "Sacanas sem Lei" não teve o mérito e o reconhecimento devido - quer a nível dos seus actores, como do argumento que, na altura, chegou também a estar nomeado - e que este reconhecimento feito agora, foi uma espécie de "compensação".
 
Mesmo assim, sem dúvida que é mais um filme do Tarantino ao seu melhor nível.
Venham mais!
 

2 comentários:

a. disse...

Ainda não vi o Django! Mas costumo gostar de quase tudo de Tarantino.

O Waltz ganhou o oscar de melhor ator secundário no Sacanas sem Lei :)

Mafalda disse...

foi? também ganhou? epá, era capaz de jurar que ele não tinha sido nomeado dessa vez. então este já é o segundo óscar do Waltz? E tudo com filmes do Tarantino e como melhor actor secundário? Eh lecas! ;)