quinta-feira, outubro 17, 2013

fragmentos



Fui almoçar com duas amigas ao Deli Delux, mesmo ali à beirinha do Tejo, com um sol maravilhoso como companhia. Quando saí do carro, mesmo à minha frente, erguiam-se dois barcos cruzeiro altíssimos, de vários andares, imponentes e gigantescos. Vários turistas, todos seniores, acabavam de chegar dos transfers e dirigiam-se ao cais de embarque. Senti-me muito airosa e portuguesa, de vestido preto comprido e botas, com os cabelos muito castanhos, no mais puro contraste com as suas roupas claras, mangas curtas, ténis e cabelos louros e brancos. Depois senti-me ridícula porque, bem vistas as coisas, enquanto eu me enchia de vaidade pessoal, ali estava a personificação de um país medíocre, sem um tostão onde cair morta e sem poder fazer aquilo que eles estavam a fazer naquele preciso momento: viajar.
Deixei-me de merdas e fui ao encontro delas, feliz da vida por mudar um pouco de cenário à hora de almoço e não me resumir à marmita e à copa da empresa que tinham ficado lá no canto delas. Hoje ia dar uma de burguesa, de lisboeta retro chique. Fui a primeira a chegar e a esplanada estava cheia. Sentei-me sozinha no sofá e pedi penne com pasta de azeitonas, tomate assado e mozarela. Entretanto chegaram elas. Já não as via há 7 meses. Caramba, como é que é possível estarmos tanto tempo sem ver alguém? Ainda por cima pessoas das quais se gosta! (Pequena adenda: já reparei que escrevo muitas vezes a palavra “caramba”, tenho de ver se mudo isso, mas, caramba, não é fácil).
Comemos todas o mesmo e bebemos todas vinho tinto, Terras D’alter. Fui a primeira a abandonar o ‘barco’, porque a hora de entrada já conspirava contra mim. Deixei-as lá, a conversar pacatamente, a desfrutar do sol de Lisboa, com os seus pennes com pasta de azeitona e copos de vinho tinto, com o tempo todo pela frente.
Saí com a alma lavada e feliz, mas depois pensei, “Porra, o sacana do alentejano era mesmo bom.”

Sem comentários: