sexta-feira, julho 17, 2015

4 semaninhas de gente


E este pequeno homenzinho está cada vez mais gordo, glutão e comilão, tendo já conseguido recuperar o peso de nascença e aumentar um quilo certo. Temos agora um little man com 3.500 kgs, segundo a última pesagem e a crescer a olhos vistos. Continua a ser um bebé relativamente calmo e fácil de lidar, mas já começo a perceber-lhe as necessidades, os choros, as rotinas e as ansiedades. Por exemplo, detesta - mas detesta mesmo - todo o ritual que se segue a seguir ao banho e o facto de estar nu e vulnerável. Assim como detesta colocar cremes ou o que quer que seja na pele ou no rosto. Assim como detesta limpar os olhos com uma compressa e soro, ou que lhe despeje parte do mesmo no nariz para lhe limpar algum tipo de impurezas. (Coitado, esta parte também não o censuro!)
Dorme boas sestas e soninhos, mas o seu estômago tem a eficiência de um relógio de cuco e de 3 em 3 horas dá sinal - a não ser que ande no laréu e de rabinho tremido no carro ou no carrinho.
De vez em quando já dá uns sorrisos charmosos quando falamos com ele que, confesso, me derretem toda, mas, a maior parte do tempo lança olhares desconfiados e é extremamente observador. As cólicas ainda só se fizeram sentir com mais intensidade durante dois dias, que foram mais complicados e onde só estava bem ao nosso colo e de barriga para baixo, mas de resto tem corrido relativamente bem. vamos fazendo massagens e tendo atenção ao seu comportamento, de forma a prevenir alguma dorzita mais insistente.
Eu já tive - e vou tendo - episódios de baby blues que me atingem em força, tendo atingido o pico no fim-de-semana passado e durante alguns dias desta semana. Trata-se de algo inédito para mim já que no pós-parto da Madalena não me recordo de ter sintomas desta natureza, com uma descompensação e vontade de chorar quase incontrolável. É estranho. O pior é mesmo eu sentir que estou a passar por isso e tentar racionalizar a coisa quando, na verdade, por mais que eu tente me controlar, não consigo. Há dias em que consigo estar melhor e há outros em que pura e simplesmente me sinto um caco. Acho que faz parte, mas também tenho noção que estar a maior parte do tempo sozinha em casa com um bebé não ajuda. Apesar de as rotinas estarem mais ou menos definidas e de ele até me permitir ter tempo para ir fazendo outras coisas, é inevitável não me sentir cansada. O pior para mim são mesmo as noites e o acordar de 3 em 3 horas, já que durante o dia não durmo ou faço qualquer tipo de sestas. (Sei que devia de aproveitar para descansar, mas o meu lado freak control, não me deixa relaxar e leva-me aos limites, até de mim própria, em quase tudo).
De resto, já consegui ver-me livre dos cerca de 10 quilos que ganhei na gravidez, mas o corpo necessita todo ele de um "restyling". A barriga necessita de definição - apesar de até ter vindo ao lugar rapidamente com a ajuda da cinta - mas continua flácida e as pernas estão cheias de celulite, ou não fosse eu uma pessoa que, para além de ter má circulação, faz retenção de líquidos. 
Tenho tido imenso cuidado com o que como, mas precisava mesmo era de exercício físico 'à séria'. Vou fazendo alguns exercícios de pernas e glúteos em casa, coisas simples que servem mais como descargo de consciência do que em resultados visíveis, mas queria mesmo ganhar definição e tonificar. Apesar de toda a gente ficar espantada com a minha recuperação pós-parto e, quando me vê, dizer que "estou óptima", ou igual ao que estava, a verdade é que eu não me sinto como tal e, por isso, sinto necessidade de fazer algo mais do que apenas perder o peso que ganhei na gravidez.
Ser verão também não ajuda. Uma pessoa compra uma revista e só vê fotos de gajas boazonas na praia, em biquíni e com corpos musculados e sem um defeito para apontar, enquanto que eu ando aqui em casa de leggings e fita na cabeça, quase sem tempo para tomar um banho decente, quanto mais me pôr a ginasticar. E só penso: "mais depressa me veem de burka do que com um fato de banho ou biquíni este ano"
Mas comprei um kit da L'oreal Paris para fazer nuances californianas em casa, numa tentativa de tentar recuperar a minha auto-estima e dar um jeitinho no visual, mesmo que a descompensação hormonal me faça andar a perder imenso cabelo, ou com o couro cabeludo a descamar. Mas que se lixe, o importante é fazer qualquer coisa. 
Agora era bom era ter tempo para fazer as ditas cujas e ver se o resultado sai alguma coisa de jeito. 


Sem comentários: