terça-feira, janeiro 12, 2016

Como são as minhas noites? São um inferno.


O Afonso, apesar de ser um bebé bem disposto e afável, dá noites terríveis. Chora como não chora durante o dia, berra como não berra durante o dia e leva a noite toda, de hora a hora, a acordar.
Já tentámos várias coisas, desde o deixá-lo chorar - que eu confesso que não consigo - até ao embalá-lo, acalmá-lo, dar-lhe chucha, dar-lhe biberão... enfim, as técnicas e os conselhos são vários, mas nenhum parece dar resultado.
A verdade é que o Afonso não é, ao contrário do que pensei quando o mesmo era mais pequenino, uma criança que goste de dormir. Durante o dia despacha as sestas em 40 minutos e à noite, bom, a noite deve ser demasiado longa para se perder tanto tempo deitado.
Andamos todos lá em casa de rastos (quando digo todos, refiro-me a mim e ao pai, obviamente, já que a mais velha nem se apercebe que o irmão leva a noite numa agitação pegada e ainda bem!)
Não é fácil. Acordar de hora a hora e não dormir sequer duas a três horas de sono seguidas é coisa para me deixar com os fígados virados. Já nem digo dormir a noite toda, que isso já me soa a um verdadeiro luxo, digo apenas dormir duas a três horas de bom sono. Horas essas que me permitam descansar a cabeça e o corpo de forma a que não ande durante o dia a sentir-me um zombie. Duas a três horas que equivalem a 12 nas contas de sono de uma mãe. 
A pontualidade do Afonso em acordar de hora a hora chega a ser de uma precisão que me deixa perplexa. Ontem, por exemplo, a ladainha começou por volta das 11 da noite e prolongou-se, de hora a hora, até às 4h30 da manhã altura em que descansou para voltar a acordar às 6 e depois às 7h. 
De noite despacha biberões como não o faz durante o dia, mesmo que tenha ido para a cama de barriga cheia, seja de papa ou de sopa e fruta. 
Sinto-me um pouco impotente e confusa. Não sou apologista de deixá-lo chorar até se cansar para que ele "aprenda" dessa forma de que não há chucha,  mimos ou leite para ninguém durante o sono, mas toda a gente me diz que devia de fazer o tratamento de 'choque' para o disciplinar, que isto são "manhas", que ou o faço agora ou perco noites descansadas de sono para sempre. Que tenho de ganhar coragem e deixá-lo berrar durante uma a duas semanas para ver se aprende.
Não sei, custa-me. Custa-me acreditar que a melhor forma de disciplinar uma criança, principalmente quando a mesma tem 6 meses passe por aí, por 'castigar' de alguma forma as suas vontades, que um ser tão pequeno esteja cheio de intenções ludibriosas que nos levam ao desespero da exaustão.
Mais uma vez digo, não sei. Sinto-me cansada. Gostava muito de conseguir ter uma noite tranquila ou de permitir ao meu corpo descansar o suficiente de forma a sentir-se retemperado, em vez de andar sempre neste registo em que me encontro ultimamente de 'chateada', 'sem paciência' e 'stressada'. 
Confesso que durante a noite, sempre que me levanto porque ele está novamente a chorar berrar, praguejo e praguejo muito, mas tento respirar fundo e manter-me calma quando o embalo para que volte a dormir. Também sei que, apesar de o conseguir na altura, dali a menos de uma hora estarei a fazer o mesmo, apesar de haver sempre uma réstia de esperança de que 'talvez seja desta que ele fique' e, com esse pensamento, volto a enfiar-me na cama, volto a fechar os olhos, volto a adormecer e volto a praguejar em menos de um nada. 
Já li vários artigos online sobre os padrões de sono nos bebés, já vi grupos de mães no FB onde várias se queixavam do mesmo problema. Sei que não estou sozinha nesta luta e que quem tem filhos pequenos, já sabe - à partida - que haverá sempre noites em claro e difíceis. 
Dizem que melhora.
Dizem. 
Talvez lá para os 18 anos...
Se entretanto tiverem alguma dica ou sugestão que queiram partilhar, sou toda ouvidos. Ou uma caminha onde possa dormir duas a três horinhas descansada, também era simpático. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, também tive problemas com os meus rapazes até aos 3 anos. No meu caso, como eram dois e não cabíamos todos na cama, não cheguei a experimentar muitas vezes mas quando o fazia as noites corriam melhor.... que tal experimentar o co-sleeping? talvez ele se sinta mais quentinho e protegido, experimentar não custa e não te preocupes com a habituação, ele há-de chegar a uma altura que não vai querer mais dormir convosco....é preciso experimentar e adaptar, sempre no objectivo do que é melhor para todos!
Boa sorte!