quinta-feira, janeiro 21, 2016

Novos sabores


O Afonso ontem foi à pediatra para a consulta dos 7 meses. Está óptimo e recomenda-se. Grande, vivaço e com bom peso, não houve nada a apontar. Com sorte e se nenhum 'bicho' lhe chegar nos próximos tempos, só lá voltamos para a consulta dos 9 meses. Em termos de alimentação não há novidades. Continuamos com duas sopas ao dia, uma com carne ao almoço e outra só de legumes ao jantar. Também na fruta não há indicação para introduzir nada de novo, por enquanto só mesmo a maçã, a pêra e a banana. Como o menino é esquisitinho exigente e só gosta de tudo muito bem passado, incluindo a fruta, comecei a cozer a pêra e a maçã e depois a triturá-las na bimby em forma de puré. Fica muito parecido aos boiões de fruta que se vendem no supermercado e como faço quantidades pequenas dá para dois dias, mais do que isso não gosto de deixar no frigorífico. No entanto, já há algum tempo que conhecia a receita dos boiões de fruta na bimby e até estou tentada a experimentar, apesar de a quantidade me parecer demasiada.
Também já tínhamos tido indicações, na consulta anterior, de que podia introduzir o iogurte ao lanche. Como ele andou um pouco desregulado da barriga e em dieta durante umas semanas, decidi deixar a experiência do iogurte mais para a frente e só no fim-de-semana passado lhe dei, pela primeira vez, iogurte. 
Comecei por experimentar os de fruta variada da Nestlé bebé em vez dos tradicionais naturais, que acho sempre demasiado ácidos e sensaborões e claro, ele adorou. Come iogurtes com uma naturalidade (e velocidade!) como se o tivesse feito a vida inteira! Despachou dois num ápice e não se queixou. A única coisa que noto é que não aguenta tanto tempo sem comer como se lanchasse papa ou até mesmo um biberão de leite, mas para ir variando e para alternar às opções que por enquanto ainda temos, é uma boa solução. Se misturarmos um pouco de fruta, neste caso, o puré de fruta que faço, tanto melhor. Come com gosto. 
Por enquanto ainda nada de pão ou de bolachas, mas já pode comer papas com glúten - algo que ainda não lhe dei. Será a próxima etapa. (E esperar que não tenha ou faça qualquer alergia!) 


Sem comentários: