quinta-feira, abril 28, 2016

Os 7 são os novos 15?


A minha filha mais velha anda a atravessar uma fase complicada, com respostas, atitudes e comportamentos que me deixam à beira de uma pequena síncope cardíaca.
Sexta-feira teve teste de português, quando confrontada como tinha corrido e o que tinha saído no teste a resposta não se fez esperar:
Correu bem
E então, o que saiu?
Saiu um texto.
Ok, que saiu um texto é normal, se era um teste de português! Mas do que falava o texto?
Não me lembro.
Não te lembras? Como é possível teres feito um teste de português há poucas horas e não te lembrares do que falava o texto? Então e mais coisas que saíram no teste?
Perguntas.
Madalena, se era um teste é normal que tivesse perguntas. É esse o propósito dos testes. E mais coisas?
Saíram os 'vembros'.
Os quê?
Os VEMBROS! - Respondeu já a revirar os olhos e a bufar!
Madalena, os 'vembros', isso não existe.
Existe sim, existe sim!! A professora diz que existe!  - Responde-me ela com modos de adolescente irritada e cheia de razão.
Então se existe vais procurar no dicionário a ver se encontras a palavra.
E lá foi ela, a bufar e a fazer estalinhos com a língua, como se fossemos a maior seca na vida dela, procurar os 'vembros' que, tão afirmativamente, insistia que tinha saído no teste.
Escusado será dizer que não encontrou, já os VERBOS é outra história...
E é isto, sistematicamente, todos os dias. 
Quem diz 'vembros' diz uma série de outras coisas e chamadas de atenção que lhe fazemos e dizemos e que ela arranja sempre forma de contornar, de retorquir, de argumentar - mesmo sem ter razão nenhuma. 
Há dias em que me sinto muito impotente. Ontem foi um deles.



2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde:

Já ponderou a hipótese de a levar a um(a) Psicólogo(a)?

Mas, antes, fale com o(a) profissional. Poderá dar-lhe ferramentas de como lidar, nessas situações ou similares, com a sua filha.

Ou já ponderou a hipótese de a inscrever no Yoga para crianças? Já li artigos sobre esse assunto e diz que é muito benéfico: fá-los mais responsáveis, estimula-os emocionalmente, a sua capacidade de concentração é maior, aprendem a respirar a aprendem, também, a respeitar os outros.

Bom fim de semana.

Atentamente,
Cristina Costa

Mafalda disse...

Ela tem psicóloga no colégio - que a segue e acompanha desde os 3 anos - no entanto, acho que começa a ser insuficiente e terei de procurar outra solução, outro profissional ou a«uma alternativa efectiva. Porque, decididamente, algo anda a falhar no processo.