terça-feira, outubro 25, 2016

Iniciativas solidárias


A propósito desta notícia que anda a ser partilhada nas redes sociais - e que faz todo o sentido nos tempos em que vivemos haver iniciativas destas - decidi escrever sobre outra, parecida, que existe na escola do Afonso. 
Não vou divulgar o nome da iniciativa da escola, mas apenas falar de como se processa. Basicamente consiste num espaço, uma pequena sala, onde os pais podem deixar tudo o que já não precisam e levar tudo o que lhes faz falta. Sem obrigações e sem controle. E todos nós sabemos como com bebés e crianças as coisas deixam facilmente de servir ainda em bom estado e, por vezes, quase como novas! Na sala que existe na escolinha do Afonso há de tudo, desde roupa devidamente dividida por peças - calças, babygrows, t-shirts, camisolas, pijamas, sapatos - até brinquedos, material de puericultura, carrinhos de passeio... enfim, tudo o que se lembrarem com excepção de leites, comida e fraldas! 
Confesso que durante grande parte do ano passado não tinha reparado que podia entrar naquela sala e levar o que quisesse. Muitas vezes passava no corredor e via a porta aberta e sempre pensei que fosse roupa da escola que as educadoras e auxiliares utilizam em caso de algum "acidente" e à falta de mudas de reserva para as crianças. De facto também funciona assim, pois o Afonso chegou a trazer por diversas vezes t-shirts e calças da escola por não ter mudas em quantidade, ou por no mesmo dia sujar todas as que tinha de reserva. Mas o propósito é ainda maior, é o de servir quem precisa. No início de Setembro, quando a escola reabriu, levei um saco cheio de roupa do Afonso que já não lhe servia - e que agora pode servir aos bebés que entraram este ano no berçário. Hoje, por curiosidade, decidi entrar e vi todas as roupinhas que já foram dele devidamente dobradas e divididas por "categorias", também vi o que havia para a idade dele - já que anda um pouco necessitado de calças e peças mais quentes para o outono e onde o guarda-roupa dele de momento se resume a roupa de "levar para a escola", ou seja, quase tudo são calças de fato de treino, sweatshirts, alguns casacos de malha ou de algodão e uma ou outra camisola. Acabei por trazer dois pares de jardineiras, que tenho de ver se lhe servem e estão boas, perfeitas para esta estação. Caso estejam pequenas, volto a levá-las e ficam disponíveis para outra pessoa. Não pensem que com este "troca e leva" que as peças se encontram gastas e em mau estado. Antes pelo contrário, as pessoas têm o cuidado de deixar peças boas, quase como novas. 
Acho que estas iniciativas são de louvar, principalmente porque não é vergonha nenhuma dar roupa ou usar roupa que já foi de outras crianças. Nos tempos que correm devemos ser cada vez mais práticos e menos preconceituosos com este tipo de coisas e passar essa mensagem aos nossos filhos. 
Usei roupa da minha prima mais velha durante anos e adorava! Ela tinha coisas super giras e sempre que a minha tia mandava roupa lá para casa, para mim era uma festa! 
Esta iniciativa na escola do Afonso deixa-me orgulhosa da mesma, até porque, gosto da escola, do pessoal auxiliar e educativo e identifico-me com o espírito e com as atitudes, por isso achei que devia de partilhar esta iniciativa que eles criaram.
Pode ser que outros decidam seguir o exemplo e implementar nas suas escolas! 
Fica a dica ;) 

Sem comentários: