terça-feira, novembro 08, 2016

Leite de vaca, leite de transição, leite de fórmula? Help!


Desde que o Afonso fez 12 meses que andava cheia de vontade de deixar o leite adaptado e passar para o de transição ou de vaca normal. Ainda aguardei uns meses, mas só quando fui com ele à consulta dos 14 meses é que ao colocar a questão à pediatra a mesma disse: 'nada de leites de transição que são ricos em açúcar e pobres em nutrientes. Continua a dar o leite de fórmula até aos 2 anos.'
Confesso que desesperei um pouco e mostrei o meu desagrado. Estou farta de fazer biberões e colheres de leite em pó. Principalmente durante a noite, em que o Afonso chega a beber 2 biberões cheios. Confesso que é muito mais prático despejar uma garrafa de leite (seja ele adaptado ou normal de vaca) para um biberão, aquecer e dar, do que andar com medidas de água e colheres... além de mais económico. 
Depois da consulta e meio resignada ainda comprei várias latas de leite em pó, mas este domingo, em que o leite estava no fim, decidi acabar com isso. Ele está com 14 meses (vai fazer 15 este mês) e decidi optar pelo leite de vaca normal, Mimosa, meio gordo. 
Trouxe um pack de seis litros e comecei a dar. Ele não estranhou e bebe normalmente. (O Afonso bebe grandes quantidades durante a noite, chegando praticamente ao meio litro!) Mas ainda não me encontro muito convicta da minha decisão. Tenho receio de lhe estar a dar grandes quantidades de proteína para a idade dele e que lhe faça mal. 
Perante esta minha decisão - e da qual não me encontro muito segura - decidi colocar a questão a outras mães num grupo de alimentação para bebés e crianças no Facebook e do qual faço parte. E, tal como esperava, há de tudo. Há mães que continuam a dar leite de fórmula, outras que dão leite de transição e outras cujos pediatras aconselham a dar o leite de vaca normal a partir dos 12 meses. A minha questão prende-se com a quantidade diária de leite que ele bebe - que é muita - sempre à noite e se esse excesso de leite poderá ter contra-indicações para um bebé da idade dele... se o organismo processa tanta quantidade de leite, se há excesso de proteínas, se lhe fará mal (mesmo que eu não veja e aparentemente esteja tudo bem).
Com a Madalena, por esta altura, já lhe dava leite de transição (do 1 aos 3), mas também concordo que os de transição talvez não sejam os mais adequados e tenham excesso de açúcar... A minha questão prende-se com se deverei voltar ao leite de fórmula até aos 2 anos, como indicado pela pediatra, ou continuar com o leite de vaca normal? 
Há por aí mais mães na mesma situação que eu e com bebés da idades semelhantes? Que leite dão? 
Querem partilhar experiências?  

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas questões. Tenho 3 filhos e todos mamaram mais ou menos até ao ano. A mais velha passou para o leite de transição que bebeu até mais ou menos os dois anos, a do meio passou para leite em pó até aos 18 meses e depois para de vaca normal (mas nunca foi grande fã e bebe pouco leite). O mais novo seguiu o mesmo caminho mas, tendo nascido no estrangeiro, alertaram-me para evitar que bebe-se mais de meio litro de leite dado ser um exagero proteico. Passou para leite de arroz que consome até agora dado ter verificado que o leite de vaca lhe provocava mal estar gástrico.