quinta-feira, fevereiro 02, 2017

fins de tarde que são uma beleza


Ultimamente os finais de tarde lá em casa têm sido tudo menos tranquilos. Se já eram difíceis - com os banhos, o jantar, o avançado da hora a que chegamos a casa e a corrida contra o tempo que se segue sempre - agora temos também um Afonso em modo "tirano", que alterna entre choros e guinchos, entre cansaço e mau feitio, entre "tudo-me-irrita" e drama até ao ponto de puxar o vómito.
Não tem sido fácil. Eu sei que os nossos horários são insanos para uma criança de ano e meio que fica quase 10 horas na creche, eu sei que à hora a que ele chega a casa está exausto de sono, de fome e se até para nós uma situação dessas é difícil de lidar, o que fará a uma criança pequena que ainda não sabe gerir as suas emoções... 
Eu sei isso tudo e sinto-me culpada por não ter a paciência que deveria de ter, o tempo que deveria de ter, a atenção que lhe deveria de dar e, acima de tudo, a calma, manter a calma, saber relativizar... mas é-me impossível. A juntar a isto acresce o facto de o Afonso estar a ser 'precoce' na questão dos "terrible 2", onde as birras, o espernear, o drama, os guinchos, o mau feitio fazem parte - cada vez mais - do seu comportamento diário e é de levar à loucura. (Começou cedo este!)
Ontem, desde que chegou a casa até ir para a cama, levou o tempo todo num drama e choro sem fim - não nos perguntem o motivo, onde até falar para ele o irritava.
Há dias em que penso que está tudo errado. Esta vida de loucos que levamos, os horários que fazemos, o não ter ajudas nem família perto, o tempo que os miúdos passam na escola e o pouco que passam connosco... mas não tenho soluções, nem respostas. 
É respirar fundo várias vezes e achar que o dia de amanhã será melhor. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Não deve ser fácil mesmo... O meu tem 14 meses fica menos tempo na creche e ainda assim parece sempre que não estamos a fazer o suficiente por eles.