domingo, abril 20, 2008

11 semanas


















O fds chuvoso e frio fez com que ficássemos a maior parte do nosso tempo em casa, mas na sexta lá nos decidimos a ir ao cinema - coisa que já não fazíamos há bastante tempo - para descontrair um bocadinho. Há que aproveitar agora esta boa vida, porque a partir do momento em que me mudar de Lisboa para a Ericeira, acabaram-se as saídas à noite, os jantares fora de casa, as idas ao cinema à sexta e à segunda-feira... enfim, vou ter de me habituar bastante ao turbilhão de coisas que estão para vir e às quais eu terei de me adaptar.
De resto, tenho-me sentido bem, sem enjôos e sem naúseas. A barriga parece-me na mesma, mas eu sinto-me um caco (já disse isto no post anterior, mas é verdade!) A minha pele, desde que estou grávida está ainda mais desidratada do que é costume, por mais óleos e cremes que meta, está sempre com o efeito 'lixa' e eu sinto-me muito desconfortável. Depois são as borbulhas na cara. As hormonas fazem das suas e expressam todo o seu poder no meu queixo, deixando-me bastante deprimida quando me vejo ao espelho. Terceiro: as raízes do meu cabelo já não levam 3 dedos de avanço, mas para aí uns cinco, com raízes escuras que já se vêem à distância!! Ando desesperada por pintar o cabelo e já não me aguento ver-me assim. Apesar de a médica me ter dito para esperar pelas 12 semanas, a verdade é que encontro muita informação contraditória sobre este assunto na net, e enquanto umas grávidas dizem que fizeram nuances e pintaram durante toda a gestação sem qualquer tipo de problemas, outras passaram os 9 meses longe das tintas... e a verdade é que eu já não sei o que fazer. Por isso, todos aqueles que dizem que a mulher grávida fica linda e radiosa, eu ando com uma séria e grave crise de auto-estima! E estou longe de gostar daquilo que vejo todos os dias ao espelho... (alguém me pode dar uma ajuda neste assunto por aqui? anyone??)
Hoje decidimos ir passear, andámos por Cascais, Guincho, Colares e finalmente Sintra, onde não resistimos aos travesseiros da Piriquita - a minha perdição - tão quentes e acabadinhos de sair do forno que até o recheio nos queimava a boca. Terminámos a tarde no Colombo, na minha imparável saga por calças com cintura elástica para pré-mamã. Descobri uma loja enorme da Zippy - que vende a roupa para crianças e outros acessórios que se vende no Continente - com algumas peças de roupa para grávidas e onde descobri umas calças de ganga que gostei, no meu número - 38 - baratinhas e com uma ganga escura que me agradou. O problema é que me estavam enormes...
Vim para casa de mãos a abanar, apesar de termos visto tudo o que eram lojas de crianças e afins. Andamos a namorar os carrinhos e a verdade é que são poucos, muito poucos, aqueles que nos enchem as medidas. Os nossos favoritos recaem para o Quinny Buzz e o High Trek da Bébé Confort, mas sabemos que ainda é cedo para estas aventuras e andamos apenas a fazer a 'prospecção de mercado'.
Ontem recebi ainda, um email de uma jovem mãe do Porto, que tem uma menina que nasceu com ictiose lamelar. Ela contou-me que ninguém na família dela ou do marido, possui a doença, e que por isso, se suspeita que a mesma provenha de gerações muito antigas - e que por azar - se manifestou na filha dela. Disse-me também, que quando a bebé nasceu, foi um tremendo choque para toda a família e que os médicos lhes disseram que teriam de ser muito fortes para enfrentar o que aí vinha. A bebé ficou hospitalizada mês e meio e só findo esse tempo é que foi para casa... Ora isto fez-me pensar e muito na minha situação. Ando eu aqui feliz da vida com a gravidez, mas a verdade é que não sei o que me espera. E ouvir este relato fez-me ter um medo, um pânico muito grande. E se algo semelhante acontece comigo? Isto tambem me fez pensar que se calhar o melhor é não optar por ter o parto num hospital privado, pois se algo acontece e se a criança nasce com algum problema e precisa de ficar mais tempo que o normal hospitalizada, o seguro não irá cobrir essa despesa e nós ficaremos a arder com um valor estupidamente caro! Tenho um plafon de 2000 euros de seguro para parto - caso o mesmo seja normal - porque se for uma cesariana, a mesma aumenta para 3050€ e essa diferença teremos de ser nós a cobri-la. Fiquei tão angustiada que nem consigo pensar em mais nada... confesso que tenho alturas que só me apetece chorar. Eu sei que tenho 50% de hipóteses de tudo correr bem, mas também sei que tenho uma doença que é autossómica dominante, logo, o gene dominante tem mais 'força' sobre os outros e logo, a doença tem mais hipóteses de se manifestar...
Outra coisa que recentemente me apoquenta é o facto de não ter médico da caixa. Ou seja, eu vou sempre ao particular - porque tenho seguro - porque confesso ter mais confiança nos médicos do particular, por uma questão de conforto e comodidade, etc. No entanto, se eu necessitar de uma baixa médica, terá de ser a caixa, ou o médico da caixa a emiti-la, certo? Ou não? É que eu não sei!! Por exemplo, a baixa de licença de parto, não é o médico da caixa - serviço público - que tem de a emitir? Então e onde é que entra a minha médica obstectra do particular que me segue? Continuo a ser seguida pela minha médica, ou terei de frequentar os dois ao mesmo tempo? E se eu tiver o parto num hospital particular? ááááá´Ando tão confusa! Sinto-me uma inexperiente em tudo! Tudo me faz confusão. Somebody help me? Pleeeeaaasssseee!
É difícil ser-se adulto.

4 comentários:

Supertatas disse...

toda a gente tem um médico da caixa :))
qd fores ao centro de saude com o teu cartão de utente dir-te-ao quem é o médico/a, eu nem cheguei a ver a minha, levei o papel do meu medico particular na secretaria do centro de saude e eles trataram de tudo.
entretanto, não sei como funciona o teu seguro de saude mas mal o minusculo nasceu ficou logo com direito a seguro de saude tb e caso tivesse que ficar internado já descontaria no dele e não no meu.
e, sim, eu tb tive mtas borbulhas, até na barriga :D

Supertatas disse...

ahhh
os carrinhos com 3 rodas e não reclináveis não dão jeito nenhum ;) mas lá bonitos são :D
mas de todos os que já experimentei de mil bebes, não trocaria o meu chicco for me por nada deste mundo!

Mafalda disse...

Olá tatas! obrigado, esclarece-me só mais uma pequena dúvida, então tu levaste o papel da baixa do teu médico particular e depois tiveste de o ir entregar ao teu centro de saúde, certo? a partir daí eles trataram dos teus papéis e tu tiveste direito à tua baixa, certo?
explica-me como se eu fosse muito burra!! ehehehe é que estas hormonas todas da gravidez andam a atrofiar-me o cérebro!
beijos e obrigado! :D

cassiopeia disse...

como não sei esclarecer as tuas dúvidas, resta-me deixar aqui uma: vais mudar para a ericeira? :o beijinho