quarta-feira, abril 09, 2008

nove semanas e meia

Esta semana tem sido mais calma, mas nem por isso menos stressante. Depois dos percalços da semana anterior, em que apanhei uma pilha de nervos à pala das minhas colegas, esta semana as coisas estão tranquilas, em parte porque uma está de férias e a outra continua de baixa, mas por outro lado, estamos duas pessoas a fazer o trabalho de quatro, o que não é fácil. Ontem saí da agência a sentir-me um caco e com a cabeça muito, muito cansada. Tanto, que quando cheguei a casa, o C. decidiu fazer ele jantar (algo inédito) para que eu pudesse descansar um bocadinho no sofá da sala. Jantámos ainda cedo, mas eu sentia-me de rastos, por isso decidi ir logo para a cama. Eram nove e meia da noite e já estava deitada! (algo inédito!) Dormi ininterruptamente, só me levantando a meio da noite para ir à casa de banho fazer xixi – algo que começa a ser regular desde que estou grávida – e só acordei hoje de manhã, às oito. Mesmo assim, estou aqui a custo, dormia mais umas horitas.
A minha barriguita vai bem (acho). Isto de estar mais de um mês sem saber se o embrião se está a desenvolver como o esperado deixa-me um pouco insegurada e cheia de medos. Só tenho consulta dia 5 de Maio e a ecografia da translucência da nuca está marcada para dia 28 deste mês, altura em que já estarei de 12 semanas. Ontem andei o dia todo a sentir umas dores na zona baixa da barriga e fico logo assustada. Hoje também estou. Sei que é mais ou menos por volta da décima semana que a placenta se fixa mesmo no útero (acho que é isso) e por isso, é normal sangrar um bocado. Não é o meu caso, mas as dores podem ser derivadas disso. Afinal, vou a caminho da décima semana. Tenho igualmente um pavor louco de ter um aborto. Já me disseram que é normal, mas ando sempre com isso no pensamento! Quando leio blogues de gravidez o assunto é sempre mencionado e referido como ‘muito comum’, principalmente quando se trata do primeiro filho e eu fico sempre amedrontada, principalmente porque sempre fui muito enérgica e activa e faço tudo e mais alguma coisa e agora, tenho de ter consciência que o meu ritmo tem de abrandar e que eu tenho de evitar fazer certas e determinadas coisas, como por exemplo, pôr-me a lavar os tectos lá de casa com lixívia…
Por outro lado, a minha pele está péssima! Mais do que já é! Desde que estou grávida que noto a pele muito grossa e escura. Custa-me limpá-la e por mais que me esfregue está sempre muito áspera e desidratada. Bebo imensa água e meto muitos cremes hidratantes, mas não chega! Comprei óleo de amêndoas doces no supermercado e aplico-o na zona da barriga e nos mamilos, para evitar estrias e gretas. A médica ainda não me disse se posso começar a pôr cremes anti-estrias e com a barriga a crescer a este ritmo, tenho de hidratar a pele. O óleo de amêndoas doces é uma boa opção, mas depois complemento com creme gordo Barral ou Nívea Bodymilk para pele seca e sempre me sinto mais confortável.
Continuo a ter muito sono. Qualquer coisa me custa e durmo que me desunho, mas de resto sinto-me óptima. Não tenho tido quebras de tensão, mas sofro muito com o calor aqui dentro da agência e farto-me de transpirar. As minhas pernas também incham e estou cheia de medo dos meses mais quentes e do calor por causa das minhas varizes, mas vou ter muito cuidado.
De resto, não me sinto nem mais bonita ou radiosa, como muitas mulheres dizem que se sentem quando estão grávidas! O meu cabelo está a necessitar de ser pintado e não o posso fazer! Tenho para aí uns 4 dedos de raízes pretas e a cor a ficar intragável, as borbulhinhas na cara não me passam e sinto-me sempre com um ar esgotado. Não sei se continuo a engordar. Não me tenho pesado, mas a minha roupa e calças, por enquanto, ainda me servem. Tenho de ver se tiro umas fotos e começo a actualizar este blogue, mas até para isso, a vontade me tem faltado.
Tenham paciência! :D

2 comentários:

Gatinha disse...

Pensamento positivo! Vai correr tudo bem vais ver.Quanto ao calor, eu não gostava de ficar grávida no Verão, porque me dou muito mal com o calor. Mas vais ver que consegues. Bjs

Sónia disse...

Nesta altura do campeonato a nossa cabeça anda a 1.000 à hora e tudo parece ser uma dor de cabeça.. é normal! A barreira psicológica das 12 semanas não deixa gozar esta 1ª fase da gravidez.. mas depois de ultrapassada, vais ver que as coisas acalmam.. E vais ver que vais sentir-te jeitosa à medida que a barriga for crescendo..
O creme da barral, embora fedorento, é o melhor!!
Bjs