domingo, abril 27, 2008

fim-de-semana da liberdade


















Estamos a chegar ao fim deste maravilhoso fim-de-semana de 3 dias, que me pareceu infinito e que soube deliciosamente bem! Começou logo na 5ª feira, com um jantar na casa da L., numa espécie de 'ladies night', onde à moda antiga, eramos só nós as três, livres dos respectivos e onde pudemos ter as conversas porcas do costume e falar de tudo e mais alguma coisa sem qualquer tipo de complexos e limitações! Confesso que adorei, já tinha saudades de uma 'farra' de gajas, embora esta denominação de 'farra' tenha agora uma simbologia completamente diferente e distinta de há uns anos atrás... Acho que agora, que a minha vida vai dar uma volta de 180º começo a valorizar cada vez mais estes momentos...
Na sexta acordámos cedo e fomos para a rua. Decidimos aproveitar o sol na esplanada do DeliDelux, enquanto eu comia um maravilhoso bagel torrado e bebia um sumo de laranja. À nossa volta imensos jovens casais com os seus respectivos bebés tinham tido a mesma ideia que nós e eu fiquei a ver as crianças e os seus comportamentos, enquanto me entretia a ver os carrinhos que cada casal tinha escolhido para os seus 'piquenos' - continuo obcecada com os carrinhos e as suas multifuncionalidades - já tirando de letra os modelos, do que propriamente com as revistas que tinha razido para a mesa. Confesso que fico sempre surpreendida com a energia que as crianças revelam e a paciência infinita dos pais, perante o frenesim que os filhos instalam... uns corriam entretidos e com sorrisos de orelha a orelha, outros dávam gritinhos, outros espernevam e berravam a plenos pulmões... como será que vou reagir a situações destas? Penso nisto imensas vezes. Será que vou ser uma mãe paciente? Será que saberei ser justa e tolerante? Acho que quando se está habituado a ter o seu espaço, as suas coisas, dispostas de determinada maneira, tendo apenas dois gatos destabilizadores (e com isto nem pretendo sequer comparar gatos a crianças), desenvolvemos um comportamento meio egoísta, onde só pensamos em nós e no nosso bem-estar, na paz e no sossego que esta tranquilidade e este 'controle' nos confere... Ora, eu confesso que gosto muito de ter esse 'controle' sobre o que me rodeia, por isso terei de saber e aprender a relativizar as coisas ou a não lhes dar tanta importância em prol de um filho e do bem-estar deste, mas muitas vezes pergunto-me se serei capaz, se saberei ser boa mãe. Acho que estas dúvidas devem 'assaltar' muitas jovens e recentes mães e eu não sou excepção, mas à medida que a gravidez avança, parece que os meus medos vão também, aumentando com ela...
Seguimos depois para o salão automóvel de Lisboa, uma verdadeira maratona de carros, que eu simplesmente dispenso, mas que este ano tinha uma finalidade muito válida - irmos ver de carrinhas familiares. Com a chegada de um terceiro elemento, torna-se fundamental trocarmos de carro, principalmente o do C., que por ser desportivo e ter apenas 3 portas, não é o mais indicado para carregar cadeirinhas, carrinhos e afins...
Gostámos de algumas coisas que vimos, umas mais caras que outras (claro), mas no fim, teremos de optar por aquele que se revelar mais em conta para a nossa carteira e nova logística familiar. Trouxemos catálogos e contactos. Agora resta-nos 6 meses para tomarmos uma decisão.
Estafada e cheia de fome, demos um salto ao centro Vasco da Gama - que caóticamente abarrotava de gente - onde aproveitámos para dar um salto à Bébé Comfort e ver carrinhos, saber preços e ver acessórios. Ainda não comprei absolutamente nada para o meu bebé, mas já comprei finalmente as calças 'pré-mamã' que me custaram uma pequena fortuna - 40€! Confesso que nunca dou 40€ por um par de calças e ter de dar este valor por umas que apenas irei usar durante uns meses, parte-me o coração (e a carteira), mas a verdade é que me sinto muito mais confortável nelas que nos meus velhos jeans que já me começam a massacrar a barriga, além de terem a cintura elástica e ajustável, o que significa que me poderão fazer companhia ao longo dos restantes meses! Comprei-as na C&A, mas a roupa de grávida em geral, é de se fugir! E a saga das calças chega a ser desesperante! Acho que ainda terei de comprar outro par, porque não convém andar sempre com as mesmas...
À noite encontrámo-nos com amigos na esplanada da Graça. A minha barriga é agora motivo de atracção do grupo. Por ser a primeira a engravidar, sou alvo de todo o tipo de comentários e atracções por parte das minhas amigas, mas já ouvi 'pérolas' como: 'estás com a cara tão larga', ou 'estás a ficar com braços à mãe' - ou seja lá o que isto significa... Pronto, mais vale dizerem-me 'estás gorda', que ao menos é mais directo, mais honesto e uma pessoa sabe logo ao que vai!
Jantámos numa tasca portuguesa - onde eu comi uma dourada grelhadinha - e acabámos a noite num bar com esplanada no largo das Portas do Sol, com uma vista fabulosa sobre Lisboa. Foi muito bom, ri-me bastante e quando caí à cama estava tão cansada que adormeci numa questão de segundos.
Amanhã é dia da eco das 12 semanas! Estou tão ansiosa! Tenho medo que o bebé não esteja bem ou que algo se passe e eu não saiba, mas por outro lado confesso que tenho muita vontade de o ver, de ouvir o coraçãozinho dele a bater, de que o C. tenha finalmente a oportunidade de ver o filho(a)... Tenho, tal como já disse neste post, cada vez mais medo de que este bebé não seja perfeito e por mais que tente apagar este terrível pensamento da minha cabeça, não consigo, parece ser um medo que se instalou dentro do meu peito e que cresce cada vez mais, minando-me. Por vezes tento controlar-me e evitar pensar nisso, mas sinto que ando cada vez mais preocupada. Isso também me faz pensar no parto e onde o deverei ter... tenho mesmo de tratar de ir ao centro de saúde e ter uma consulta com um médico da caixa para saber qual é o hospital público que me está atribuído aqui em Lisboa. Chego à conclusão de que é mais seguro ir para o público caso alguma coisa corra mal, do que ir para o privado, mas antes ainda quero falar com a minha médica sobre isso e ver o que a mesma me pode aconselhar.
Hoje, Domingo, passei o dia todo em casa. O C. foi trabalhar e eu aproveitei para dormir. Continuo a sentir-me muito cansada e sem energia. Confesso que já ando farta desta inércia e anseio pela outra fase, aquela em que dizem que as grávidas se sentem cheias de energia. Os dia estão maravilhosos lá fora e eu não tenho vontade nem de despir o pijama... preciso de recuperar a velha Mafalda urgentemente! Afinal, tenho de começa a empacotar coisas... a casa de Lisboa já está à venda e vem aí a grande mudança, provavelmente em Julho... há que começar a antecipar tudo enquanto a barriga não me pesa e eu ainda me consigo mexer, mas só de pensar na quantidade de tralha que tenho nesta casa fico sem vontade de mexer em nada...
Muita coisa ainda vai decorrer nestes seis meses que faltam para tu nasceres! Mas tudo estará pronto para te receber, filho! (espero!)

3 comentários:

cassiopeia disse...

tivesse eu eurecos e ficava-vos com a casa, que pela tuas fotos sempre me pareceu acolhedora - claro que o maior mérito é da decoração, mas mesmo assim... gostas da zona? beijinhos, mamã ;)

Unknown disse...

olha mafalda, lembro-me o ano passado quando fui ao stockmarket haver lá coisas salvo erro da chico para bebés. não sei se terá roupa de mamã ou carrinhos, mas fica a dica. sempre se poupa algum ;)

beijinhos

Gatinha disse...

Então vais mesmo mudar-te para a Ericeira? Pode ser que ainda nos encontremos quando eu for de férias para Santa Cruz. Já dizia a terapeuta das aulas de preperação para o parto, que as grávidas têm a mania de fazer mudanças durante a gravidez. Bjs